Geral
Exposição de originais é chance rara de ter uma obra de Poty

Exposição de originais é chance rara de ter uma obra de Poty

Quem visitar a exposição poderá ver raridades, como a primeira gravura pintada por Poty, em 1942; obras estarão à disposição dos interessados

Redação - quinta-feira, 31 de março de 2022 - 10:12

Cerca de 30 obras do artista curitibano Poty Lazarotto serão expostas neste domingo (3) em Curitiba, durante a inauguração Sala Ricardo Krieger, nas Arcadas de São Francisco. A mostra reúne peças entre desenhos, gravuras, vitrais e painéis de azulejo, que estarão à disposição dos interessados.

Nesta semana, o Museu Oscar Niemeyer recebeu a doação de 4.500 obras que compunham o acervo da família de Poty, por ocasião do aniversário da cidade e do artista, que completaria 98 anos. “Com a cessão do acervo para o MON as obras que estão conosco, todas originais, se tornam ainda mais valiosas. É uma chance imperdível de adquirir uma obra de um dos maiores artistas da nossa história”, afirma Robson Krieger, proprietário do Studio R Krieger e curador da exposição. 

Quem visitar a exposição poderá ver raridades, como a primeira gravura pintada por Poty, em 1942, pouco depois de ganhar de Manoel Ribas, interventor do Estado, a bolsa de estudos para a Escola de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

O desenho tem pinheiros, para lembrar da Curitiba natal, e um espantalho, que Poty dizia que servia para espantar os ‘pássaros da saudade’. “Ele vivia sozinho no Rio e naquela época as viagens eram longas, não dava para visitar a família aqui toda hora, foi um sofrimento para ele”, conta Robson.

“O Poty era introspectivo e falava muito pouco, mas um dia ele me contou uma história sobre um desenho dele que estava lá na galeria: era um homem com um terno elegante e uma bengala na mão. Metade do rosto dele era um elefante e outra metade uma feição humana. E eu perguntei o porquê daquilo e ele me respondeu: ‘é a máfia do jogo do bicho’”, se diverte Robson.  

Os desenhos do novo espaço retratam muitas histórias, vivas nas paredes da Sala Ricardo Krieger. Desenhos da época do Circo Queirolo, diversão dos curitibanos nos anos 60; momentos da família no Vagão do Armistício; a primeira gravura; o Zepelin passando pela cidade, em dois momentos; os vitrais, da parceria com Adoaldo Lenzi, braço direito de Poty e painéis de azulejo, obras raras nesse formato. “Quem vê uma peça dessa tem que comprar e levar para casa, porque é uma oportunidade única”, enfatiza Robson.

Studio R Krieger

O Studio R Krieger é a galeria de arte mais antiga em funcionamento em Curitiba e prioriza obras de artistas paranaenses em seu acervo. “Queremos manter esse enfoque, com uma sequência de exposições de artistas locais. Temos apreço pela arte paranista”, acrescenta Robson. 

A ideia é que a cada 40 dias o espaço receba exposições de artistas paranaenses renomados, para revitalizar o mercado de arte paranaense. A galeria tem um acervo próprio com obras de nomes como Helena Wong, Érico da Silva e o próprio Ricardo Krieger, que dá nome à sala. “E também esperamos que surjam novos artistas, o espaço é democrático e está aberto, queremos dar oportunidade para quem tem talento”, finaliza Robson Krieger. 

Serviço

Inauguração Sala Ricardo Krieger – Exposição Poty Lazarotto
Data e horário – domingo, dia 3, às 10h30
Local – Arcadas de São Francisco, entre Rua Kellers e Av. Jaime Reis, em Curitiba

Compartilhe