Geral
Ex-detentos passam por capacitação profissional e reformam escolas
Foto: Divulgação/Polícia Penal do Paraná

Ex-detentos passam por capacitação profissional e reformam escolas

Como contrapartida da ação de ressocialização, os alunos dos cursos foram beneficiados com a remição de pena pelo estudo.

Rafael Nascimento - terça-feira, 28 de novembro de 2023 - 09:51

Um projeto da Polícia Penal do Paraná possibilitou que ex-detentos participassem da reforma de escolas municipais em Cascavel, no Oeste do Estado. Os egressos do sistema prisional realizaram cursos de qualificação nas áreas de pintura de obras imobiliárias e eletricista predial.

A iniciativa foi do Complexo Social de Cascavel, que recebeu os dois cursos de qualificação da empresa E-social. O de Eletricista Predial qualificou 20 alunos em 160 horas de aulas teóricas e práticas. Já o curso de Pintor de Obras Imobiliárias teve a participação de 19 alunos, com 180 horas de estudos e ações. As duas capacitações ocorreram simultaneamente e foram finalizadas no mês de novembro.

Como contrapartida da ação de ressocialização, os alunos dos cursos foram beneficiados com a remição de pena pelo estudo: a cada 12 horas de ensino, um dia foi reduzido do tempo total da pena. Além disso, todos receberam certificado de conclusão do curso.

“Quando a pessoa aprende um ofício, ela tem a oportunidade de sustentar a família e a si mesma de forma digna, por meio de um trabalho lícito. Isso reflete significativamente na sua integração na sociedade e na interrupção do ciclo criminoso, já que o trabalho e o estudo representam duas possibilidades cruciais para a mudança de vida”, afirma Thiago Correia, coordenador regional da Polícia Penal em Cascavel. Todos os alunos foram monitorados por tornozeleira eletrônica.

A política pública voltada ao acesso ao trabalho à egressos do sistema prisional contou com a parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cascavel.

Três unidades escolares passaram por manutenção. Entre os trabalhos, a revitalização das pinturas de muros, salas e calçadas, a revisão da rede elétrica com substituição de fios, manutenção de tomadas e interruptores, instalação e reparo de ventiladores, entre outros.

“A comunidade escolar, ao acompanhar o trabalho, ficou satisfeita com a resposta que os egressos deram à sociedade. Esse é nosso objetivo: fornecer qualificação e capacitação a este público, preparando-o para o mercado de trabalho”, ressalta o diretor do Complexo Social de Cascavel, Sérgio Vicente.

Compartilhe