Geral
Enem: alunos afetados pela chuva no PR podem solicitar reaplicação das provas
(Foto: Arquivo/AEN)

Enem: alunos afetados pela chuva no PR podem solicitar reaplicação das provas

Inep vai disponibilizar aba específica para os estudantes dos munícipios atingidos

Pedro Melo - domingo, 5 de novembro de 2023 - 08:30

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os estudantes dos municípios do Paraná mais afetados pela chuva podem pedir a reaplicação das provas da primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com o Inep, a possibilidade de reaplicar as provas é para os “participantes com algum problema logístico causado por desastres naturais na aplicação regular”. Além disso, “a solicitação pode ser feita pelos inscritos do Estado do Paraná que não puderem comparecer ao local designado ou que se sintam prejudicados”.

O Inep vai disponibilizar entre os dias 13 e 17 de novembro, na página do participante, uma aba específica para que os estudantes solicitem a reaplicação. O pedido ainda vai para análise antes da aprovação.

O secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, comemorou a decisão. “Foi uma decisão sábia, que demonstra toda a sensibilidade do Inep ao nosso apelo. A atitude vem ao encontro do compromisso do nosso governo e da secretaria com o bem-estar dos estudantes afetados por essa situação”, disse.

“Uma vitória dos nossos estudantes que vivem nas regiões alagadas e que se preparam o ano todo para as provas, mas que, neste momento, estão fragilizados”, acrescentou o secretário.

A primeira fase do Enem acontece durante este domingo (05) para todos os alunos, mas com a possibilidade de reaplicação para os afetados pelas enchentes. Já o segundo dia de provas é no próximo dia 12.

PARANÁ TEM MAIS DE 166 MIL INSCRITOS NO ENEM 2023

Dos mais de 3,9 milhões de inscritos no Enem 2023, 166.514 pessoas, ou seja, 4,2%, são do Paraná. As provas ocorrerão em 89 munícipios paranaenses, com 340 locais de prova e 5.712 salas de aplicação.

Dos estudantes paranaenses, 52,9% (88.080) são isentos da taxa de inscrição e 47,1% (78.434) a pagaram. 

Compartilhe