Geral
Edição de inverno da Oficina de Música de Curitiba começa hoje (21); programação
Foto: Daniel Castellano/SMCS

Edição de inverno da Oficina de Música de Curitiba começa hoje (21); programação

O tradicional evento cultural segue até o dia 30 de junho, com 120 apresentações de variados gêneros e estilos.

Rafael Nascimento - sexta-feira, 21 de junho de 2024 - 11:26

A edição de inverno da 41ª Oficina de Música de Curitiba começa nesta sexta-feira (21). O tradicional evento cultural promete espalhar sonoridade pelos quatro cantos da cidade até o dia 30 de junho, com 120 apresentações de variados gêneros e estilos.

A abertura da Oficina de Música de Curitiba acontece às 20h, com um concerto do violinista Nathan Amaral e o cantor Edson Cordeiro, no palco do Teatro Guaíra. Os artistas dividirão o palco com a Orquestra de Câmara de Curitiba e a Orquestra à Base de Corda, sob a regência dos maestros Abel Rocha e João Egashira, dois diretores artísticos da Oficina.

O repertório, assim como toda a programação da 41ª Oficina, terá um amplo leque de estilos musicais, incluindo obras clássicas de Mozart e Vivaldi, além de peças populares brasileiras.

Veja a programação da Oficina de Música de Curitiba

Esta é a segunda edição de inverno da tradicional Oficina de Música de Curitiba. Além de apresentações em diferentes palcos da cidade, a programação do evento conta com cursos voltados para diferentes práticas do conhecimento musical.

A Capela Santa Maria será o palco principal da música erudita, começando no sábado (22/6) com a apresentação do Ubuntu Ensemble, um coletivo de artistas negros brasileiros formado durante a pandemia. A inspiração está na filosofia africana do Ubuntu, que significa “eu só sou porque você é”.

No dia 25 de junho, começa a Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba na Capela Santa Maria, com apresentações de mais de 30 grupos corais ao longo de seis dias, incluindo eventos no Auditório Regina Casillo e no Teatro Guairinha. A maioria das apresentações será gratuita.

O Simpósio de Musicologia também fará parte da programação, trazendo discussões e concertos com diversos aspectos da música erudita. Outros espaços também recebem concertos eruditos, como a Capela da Glória e o Oratório Bach – Bosque Alemão.

A programação da Música Popular Brasileira (MPB) será igualmente intensa, com grupos curitibanos se apresentando ao lado de grandes nomes da música nacional. A Orquestra à Base de Corda receberá Kleiton e Kledir, o Vocal Brasileirão se apresentará com Sérgio Santos, a Orquestra à Base de Sopro contará com Sandra Sá e a Banda Lyra terá Sidney Magal como convidado.

O Teatro do Paiol será o palco das apresentações de MPB, com shows de Tagua Tagua, que traz a turnê “Todo Tempo”, e Bruna Lucchesi. Carlos Navas canta Cole Porter, Verônica Ferriani o ABCDário do Samba, Sérgio Albach apresenta Clarone no Choro 2 e Arismar do Espírito Santo divide palco com o Quarteto Poty.

A 41ª Oficina de Música conta ainda com o Circuito OFF, com apresentações em diversos bares da cidade.

Compartilhe