Geral
Datena encontra Bolsonaro em Brasília, mas não confirma apoio

Datena encontra Bolsonaro em Brasília, mas não confirma apoio

Apresentador seria candidato ao Senado por São Paulo com apoio do presidente e candidato à reeleição, porém desistiu em junho.

Johan Gaissler - sexta-feira, 7 de outubro de 2022 - 15:13

O apresentador José Luiz Datena, da Band, esteve reunido com o presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta sexta-feira (7) no Palácio da Alvorada, em Brasília. O comunicador, não entanto, não confirmou apoio ao candidato à reeleição porque trabalha em um veículo jornalístico.

“O meu interesse aqui é puramente jornalístico. A Band é uma empresa de comunicação, neutra. Eu não posso me posicionar, não posso apoiar nem Bolsonaro nem Lula. Não seria ético e leal eu assumir uma posição”, explica.

Datena foi pré-candidato ao Senado por São Paulo pelo PSC (Partido Social Cristão), mas declinou da entrada nas eleições em junho. Ele teria o apoio de Jair Bolsonaro e de Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao Governo de São Paulo

O presidente bancou esse apoio mesmo com críticas e, por isso, recebeu o agradecimento do comunicador. “Quem não tem gratidão, não tem caráter. Eu estou aqui para reconhecer esse ato do presidente, mesmo com ataques da militância e de gente em torno dele, que não queria me ver ao lado dele e do Tarcísio”, disse Darena.

DATENA DESISTIU DE ELEIÇÕES QUATRO VEZES EM SEIS ANOS

Datena desistiu de concorrer em eleições quatro vezes nos últimos seis anos. A ideia começou a ser pensada nas eleições municipais de 2016, quando foi pré-candidato à Prefeitura de São Paulo. Deixou a disputa após o Partido Progressistas ser um dos alvos de corrupção na Operação Lava Jato.

Em 2018, desta vez pelo DEM, foi pré-candidato ao Senado pelo estado de São Paulo. Com apoio dos tucanos João Doria, candidato ao governo do estado, e Geraldo Alckmin, candidato à presidência da República, chegou a gravar propagandas partidárias. Após conversas com a família, saiu da corrida.

Dois anos depois, em 2020, foi cotado para ser candidato à vice-prefeito de São Paulo na chapa de Bruno Covas (PSDB). Após pedido da Band, que contava com o trabalho de Datena, desistiu da ideia.

O comunicador trocou o DEM pelo PSL, partidos que se uniram e formaram o União Brasil, e foi cotado como pré-candidato à presidência da República para 2022. Datena chegou a dizer que havia rompido com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

No entanto, trocou mais uma vez de partido e foi para o PSC. Pela nova legenda dele, seria candidato ao Senado por São Paulo com o apoio de Bolsonaro. A decisão foi mudada em 30 de junho.

Compartilhe