Geral
Curitiba registra mais de 400 novos casos diários de Covid-19
Foto: Geraldo Bubniak/AGB

Curitiba registra mais de 400 novos casos diários de Covid-19

Com alta de casos prefeitura divulga Nota Técnica com orientações

Francine Lopes - quarta-feira, 1 de novembro de 2023 - 17:05

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba publicou uma nova nota técnica nesta quarta-feira (1º)  com orientações para a população devido ao aumento do número de casos de covid-19 na cidade.

De 25 a 31 de outubro, foi registrada uma média de 436 novas confirmações por dia, sendo que no início do mês, de 4 a 10 de outubro, a média diária era de 171 novos casos.

“Mantivemos o monitoramento constante da covid-19 em Curitiba desde o começo da pandemia, em março de 2020. Esta nova onda de casos registrada neste mês mostra que a doença permanece ativa e é preciso relembrar os cuidados para evitar a transmissão”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

De acordo com SMS, os números tornam-se mais preocupantes comparados à primeira semana de agosto, quando foram registrados 28 novos casos de covid-19 por dia. No dia 31 de outubro, Curitiba atingiu 2.381 casos ativos de covid-19.

Protocolo sanitário

O documento determina o uso obrigatório de máscaras para os profissionais de saúde que atuam na área assistencial das Unidades de Saúde de Curitiba. No caso de pacientes que buscam atendimento em serviços de saúde, o uso é fortemente recomendado.

Pessoas com sintomas respiratórios devem optar pela máscara para se proteger e também evitar a transmissão, seja do vírus da covid ou de outros vírus respiratórios.

“Devemos relembrar o protocolo sanitário e nos manter protegidos. Se houver febre, tosse, espirros, dor de garganta, entre outros sintomas respiratórios, é preciso procurar atendimento de saúde e usar a máscara para evitar a transmissão”, destaca o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira.

Subvariante

Neste segundo semestre de 2023, o Brasil vive uma nova alta de casos da covid-19 atribuída por especialistas à possível entrada da subvariante EG.5 da Ômicron, chamada Eris, que foi identificada no país pela primeira vez no mês de agosto de 2023.

A vacina bivalente, está disponível para todas as pessoas acima de 18 anos, que tenham concluído o esquema vacinal primário com duas doses e que tenham recebido a última aplicação há pelo menos 120 dias, como recomendado pelo Ministério da Saúde.

Vacinação

“Se você não tomou nenhuma dose da vacina anticovid em 2023, procure uma Unidade de Saúde para atualizar seu esquema vacinal”, diz Alcides Oliveira.

No  aplicativo Saúde Já Curitiba é possível verificar quando foi aplicada a última dose da vacina anticovid. Basta acessar a aba “Carteira de Vacinação” e clicar em “Aplicadas”.

Compartilhe