Geral
Curitiba recebe torneio regional de robótica no final de novembro
Foto: Foto: Gelson Bampi

Curitiba recebe torneio regional de robótica no final de novembro

FIRST® LEGO® League Challenge é aberto ao público nos dias 24 e 25 de novembro

Francine Lopes - terça-feira, 21 de novembro de 2023 - 19:30

Curitiba recebe torneio regional de robótica nos dias 24 e 25 de novembro.  O FIRST® LEGO® League (FLL) Challenge é promovido pelo Sesi nacional desde 2013, e a expectativa para a 10ª edição é reunir cerca de 350 competidores de todo o Paraná. 

O evento é aberto ao público no Campus da Indústria,  da Fiep, com 45 equipes de robótica de escolas públicas e privadas e equipes de garagem formadas por estudantes de 9 a 15 anos de idade. Cada equipe é formada de 2 a 10 integrantes, e de pelo menos dois mentores e dois técnicos além dos que auxiliam na execução do projeto.

“Cada ano tem um tema diferente, esse ano o tema está relacionado a artes, então é como os nossos hobbies, os hobbies das crianças, como os hobbies deles podem ajudar a promover o uso de tecnologia, promover o ensino, promover, a melhorar o nosso ambiente, aliado àqueles que promovem a arte, como teatros, como museus, como outras pessoas que promovem, músicos que promovem a arte. Então essa é a ideia do tema deste ano”, conta o analista de Educação no Sistema Fiep, Vinicius Nadolny. 

As equipes são avaliadas em quatro categorias. Além da premiação principal, desempenho do robô, design do robô, projeto de inovação e core values – que são os valores exercidos pelos estudantes durante a competição também são analisados. 

“É uma temporada que ninguém esperava, falar de arte e tecnologia, são duas coisas que parecem completamente opostas, mas elas não são. Porque eu estou falando de quando eu crio um robô, eu tenho que pensar num design, eu tenho que pensar num ritmo, eu tenho que pensar numa solução, da mesma forma que um músico cria uma música, com que um artista cria um quadro, eu tenho que pensar em diversas coisas, em cores, em como vai funcionar, em como as pessoas vão olhar, então está muito relacionado. E eu também tenho que pensar em como essa arte pode ajudar aos meus hobbies”,  explica Nadolny.

A análise é feita por juízes voluntários, treinados.  As três melhores equipes são selecionadas para o festival nacional SESI de robótica que acontece em 2024, entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março. 

Compartilhe