Geral
Curitiba decreta luto por morte de Ziraldo, criador da ‘Família Folhas’
(Foto: Divulgação)

Curitiba decreta luto por morte de Ziraldo, criador da ‘Família Folhas’

Cartunista faleceu aos 91 anos

Pedro Melo - domingo, 7 de abril de 2024 - 08:00

A Prefeitura de Curitiba decretou luto oficial pela morte do cartunista Ziraldo, aos 91 anos, no sábado (06). O artista foi responsável pela criação do ‘Família Folhas’, campanha de conscientização com o meio ambiente, em 1993.

Quase quatro décadas depois, em 2022, o cartunista participou da ‘Nova Família Folhas’, com a ampliação da família e a incorporação dos novos desafios da sustentabilidade para o planeta.

“Com muito pesar, Margarita e eu nos despedimos do cartunista Ziraldo. Ao longo de seus 91 anos de vida, nos proporcionou magníficas criações. Dentre elas, a nossa Família Folhas, desenhada por ele em 1993 – na minha primeira gestão como prefeito –e atualizada em 2022, para resgatar na nossa sociedade os deveres ecológicos, semeando em nossas crianças a importância da correta Educação Ambiental”, afirmou Rafael Greca, prefeito de Curitiba.

FALECIMENTO DE ZIRALDO

Ziraldo faleceu dormindo na tarde de sábado (06), por volta das 15h, em sua casa no Rio de Janeiro. O cartunista ficou conhecido, principalmente, pela criação de “O Menino Maluquinho”. O seputalmento será na tarde deste domingo, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

“Ziraldo foi um lidador da liberdade e defensor da democracia, mentor do jornal O Pasquin. Também criou o antológico Menino Maluquinho  e dezenas de outros personagens. Vá em paz querido amigo mineiro, apaixonado pelo Rio e por Curitiba. Possam os anjos velar seu repouso com cânticos de glória”, destacou Greca.

Compartilhe