Geral
Crea-PR valoriza o conhecimento técnico e científico com premiações
Divulgação

Crea-PR valoriza o conhecimento técnico e científico com premiações

Reconhecimento valoriza a importância do período acadêmico

Mirian Villa - quinta-feira, 21 de março de 2024 - 12:08

A jornada acadêmica é um período crucial na formação dos profissionais que atuarão no Sistema Confea/Crea e Mútua. É nesse ambiente que os futuros engenheiros, agrônomos e geocientistas têm a oportunidade de adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades e estabelecer bases sólidas para suas carreiras.

Valorizar e reconhecer a importância desse período não apenas enriquece a formação individual, mas também fortalece o próprio sistema profissional, garantindo profissionais mais qualificados e preparados para os desafios do mercado e da sociedade. Neste contexto, o Crea-PR promove dois Prêmios anuais: o Prêmio Melhores TCCs e o Prêmio de Extensão Universitária.

As premiações, que contam com o apoio do Colégio de Instituições de Ensino (CIE), do Colégio de Entidades de Classe (CDER) e do Colégio de Inspetores, têm também como objetivo proporcionar a difusão da produção acadêmica aos profissionais e aproximação do Sistema.

“A premiação é um incentivo na participação do egresso na sua contínua formação e aproximação com Conselho, oportunizando a melhoria e estreitamento nas relações com as instituições de ensino parceiras”, explica o Gerente de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes.

Melhores TCCs

A premiação acontece desde 2017 e contempla as modalidades de Agrimensura, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Geologia e Minas, Engenharia Química e Especiais (Segurança do Trabalho). Os trabalhos de Conclusão de Curso concorrentes são apresentados pelas coordenações universitárias por meio de Edital para indicação.

Após o término do período de indicação, os TCCs indicados por cada regional do Crea-PR passam por avaliação e posterior eleição, levando em consideração critérios de “aplicabilidade do conhecimento técnico na prática profissional”, “grau de inovação” e “nível de abrangência do tema”. Os Colegiados Estaduais elegem os melhores TCCs.

A premiação oportuniza aos autores dos três melhores TCCs de cada modalidade, submeter a sua produção para publicação na Revista Técnico-Científica do Crea-PR, desde que respeitados os requisitos da Política Editorial. Também é realizada a entrega de certificados do “Prêmio TCC”, e a possibilidade de exposição dos trabalhos em forma de banner na “Mostra de TCCs”, que acontece durante o Fórum de Docentes e Discentes.

Um dos vencedores do Prêmio, em 2023, foi João Paulo Andrade da Silva, formando do curso de Engenharia Mecânica, do Centro Universitário Campo Real, com o TCC sobre a “Redução de consumo de vapor e aumento de eficiência”.

“Quando iniciei a graduação, estava atuando na área de manutenção industrial, então consegui enxergar várias oportunidades no setor de geração de vapor, aplicando na prática grande parte do conhecimento que estava adquirindo no decorrer do curso. Fiquei muito surpreso com o Prêmio. Na área de Engenharia, costumamos nos cobrar muito e, na minha percepção, o estudo ainda levaria alguns anos para ficar completo. Porém, em um segundo momento, o sentimento foi de que todas as noites e finais de semana dedicados para tal, não foram em vão. Missão cumprida”, ponderou João.

Para Evandro Vicente de Oliveira Ferreira, que junto ao colega João Alfredo Santana ficou em primeiro lugar na premiação da modalidade Elétrica de 2023 com o TCC “Dispositivo de detecção de obstáculos para auxílio à mobilidade de deficientes visuais” , “foi motivo de muita satisfação e um reconhecimento de que todo empenho e dedicação no desenvolvimento do trabalho foram bem empregados”. Ele ainda contou um pouco sobra a sua experiência.

“O desenvolvimento do nosso trabalho foi um grande desafio que exigiu não apenas aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Engenharia Elétrica, como também buscar conhecimento de outras áreas, sem os quais não seria possível o resultado alcançado. Foi muito gratificante ao final do trabalho chegarmos em um protótipo funcional que tem potencial para se tornar uma tecnologia assistiva acessível para a população deficiente visual, contribuindo diretamente para a diminuição das limitações causadas pela deficiência e o aumento da independência e inclusão social. Dos aprendizados que tivemos no desenvolvimento do trabalho, e que certamente agregarão na nossa vida profissional, destaco que o mesmo mostrou como é fundamental primeiro entendermos o problema, e as reais necessidades da população afetada por ele, para só depois desenvolvermos uma solução. Sem esse aprofundamento do entendimento, poderíamos ter chegado a um resultado, para o trabalho, que não atendesse as necessidades da população deficiente visual.”

Extensão Universitária

Lançado em 2023, o Prêmio visa destacar os melhores projetos de extensão desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior no estado do Paraná. Os projetos são agrupados nas oito modalidades como Agrimensura, Agronomia, Civil, Elétrica, Geologia e Minas, Mecânica e Metalúrgica, Química, além da categoria “Multidisciplinares”. Essa última engloba equipes em que os membros pertencem a mais de uma modalidade, incluindo acadêmicos de outros cursos ou daqueles não afetos ao Sistema Confea/Crea.

“É uma oportunidade ímpar para estudantes, professores e pesquisadores mostrarem como o conhecimento adquirido nas universidades pode ser aplicado de forma inovadora e transformadora. Com esse reconhecimento, os projetos vencedores terão a chance de ampliar seu impacto na sociedade e estimular novas iniciativas que tragam benefícios reais para a comunidade”, diz o Presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari.

Em 2023, a UEPG obteve o primeiro lugar na modalidade Agrimensura com um projeto de extensão para assessoria na elaboração dos planos diretores participativos dos municípios de Cerro Azul e Doutor Ulysses, na Região Metropolitana de Curitiba; Guaraqueçaba, no Litoral; e Laranjal, na região Central do Paraná. Segundo o coordenador do projeto, professor Márcio José Ornat do Departamento de Geociências da UEPG, as ações de extensão auxiliam na formação profissional de estudantes.

“Os projetos de extensão proporcionam formação prática para os universitários, eles adquirem experiências profissionais ao longo da graduação. A elaboração dos planejamentos participativos, por exemplo, foi protagonizada pelos alunos, dialogando com a população em todas as etapas”, afirma.

Inscrições abertas

O Período de inscrição para ambos os prêmios vai até 2 de junho de 2024. A indicação para Melhores TCCs deve ser feita por meio do Edital, pelas coordenações dos cursos. Para o envio de projetos para o Extensão Universitária, acessar o calendário completo no Portal da Educação do Crea-PR > Prêmios.

Compartilhe