Geral
Consumo de energia elétrica cresce 3,4% no 3º trimestre no Paraná 
Foto: Guilherme Pupo

Consumo de energia elétrica cresce 3,4% no 3º trimestre no Paraná 

Entre julho e setembro, foram consumidos 8.195 GWh no estado

Francine Lopes - quinta-feira, 26 de outubro de 2023 - 14:12

O Paraná registra um aumento de 3,4% no consumo de energia elétrica. O resultado é referente ao terceiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre julho e setembro, foram consumidos 8.195 GWh (gigawatt-hora) no estado. O setor residencial puxou a alta, com crescimento de 8,8% no período. O aumento no consumo seria em decorrência das temperaturas mais elevadas.

Outra justificativa seria um incremento de 2% no número de consumidores desta classe, que representa 82,5% do total de clientes da Copel. De acordo com a companhia no estado são 5.078.328 unidades.

Ar condicionado

O gerente do departamento de Inovação da Copel, Marcelo Gonçalves, explica que nesta época do ano o maior vilão da conta de energia elétrica é o ar-condicionado e dá dicas de como usar o aparelho de forma mais eficiente.

“Ao usar o aparelho é importante que feche bem todas as portas e janelas para conservar o ar frio dentro do imóvel, mantendo sempre limpos os filtros de ar para que isso ajude no bom funcionamento do equipamento. A temperatura entre 21ºC e 24ºC é o ideal para o conforto térmico, então não adianta jogar a temperatura lá para baixo porque gasta mais energia do que o necessário e isso sobrecarrega o funcionamento do aparelho e faz com que ele gaste mais”, explica Gonçalves. 


Geladeira

Outra vilã dentro de casa é a geladeira, que também pode ter o consumo otimizado com alguns cuidados.

“Temos que cuidar para que não fique em local onde bate sol, porque pode prejudicar o funcionamento do aparelho. Evitar ficar com a porta muito tempo aberta e verificar se a borracha está vedando bem e isso causa fuga do frio e entrada do calor o que faz com que gaste mais energia. E evitar guardar alimentos ainda quentes também”.

Outros cuidados


Outra dica é evitar deixar a luz acesa desnecessariamente e passar o chuveiro elétrico para o modo verão nos dias mais quentes. Essa simples mudança de chave pode representar uma economia de até 30% na conta de energia.

“O consumo consciente de energia  não é só uma questão financeira, ele também é importante para conservar os recursos naturais. Toda energia vem de algum recurso natural. A eficiência energética é prevista, inclusive, nos Objetivos dos Desenvolvimentos Sustentáveis desenvolvidos pela ONU. E essa prática é fundamental pra que a gente cuide bem do meio ambiente e do nosso planeta, afirma gerente do departamento de Inovação da Cope. 

 
De acordo com o levantamento, no setor comercial a alta do consumo de energia, de 5,7%, foi puxada pelo bom desempenho do comércio – no varejo, atacado e alimentação. Na área rural também foi registrado um aumento de 3,4% no consumo.

Por: Vanessa Fontanella, BandNews FM

Compartilhe