Geral
Ciatox-PR atendeu quase 5 mil chamadas de intoxicações neste ano
Divulgação/SEDEST

Ciatox-PR atendeu quase 5 mil chamadas de intoxicações neste ano

O volume de atendimentos de 2023 é cinco vezes maior que o verificado há 10 anos

Mirian Villa - terça-feira, 14 de maio de 2024 - 09:10

Neste ano, quase cinco mil chamadas relacionadas a intoxicações, exposição a agentes tóxicos e acidentes por animais peçonhentos foram atendidas pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (Ciatox-PR).

O número de registros de janeiro a abril representa 41,6% do total de atendimentos feitos em todo o ano passado (10.794). O volume de 2023 é cinco vezes maior que o verificado há 10 anos (2.147). No ano passado, as intoxicações por medicamentos lideraram as ocorrências, com 2.847 registros.

Na sequência, aparecem os acidentes com aranhas, escorpiões e cobras, com 2.472 casos, e em terceiro lugar a intoxicação por produtos químicos, com 637 ocorrências. O crescimento dos atendimentos, segundo o Ciatox, tem relação com a maior exposição da população a agentes tóxicos, distribuição de animais peçonhentos por regiões e interferência do clima.

O chefe da unidade, o médico Ramon Cavalcanti, explica que o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná existe há 40 anos e atende profissionais da saúde e a população em geral. “O centro funciona 24 horas e é destinado a população em geral e em especial servidores da área de saúde que tenham alguma duvida na hora de um atendimento de emergência, em relação a intoxicação, ou no caso de um acidente com animal peçonhento, também pode entrar em contato conosco para o primeiro atendimento.”

Desde a implementação, a unidade realizou mais de 126 mil atendimentos. O professor do curso de farmácia, Sérgio Eduardo Fontoura da Silva, detalha os tipos de intoxicação por medicamento, que lideram o ranking de casos.

“Elas podem ser acidentais, onde a vítima principalmente é criança, que muitas vezes são atraídas por produtos coloridos. Outra forma é a intoxicação intencional, que é mais comum em adultos, na faixa etária entre os 30 e 40 anos”, explica.

O Ciatox disponibiliza o número 08000 410 148 todos os dias, 24 horas, para tirar dúvidas.

Compartilhe