Geral
Atendimentos por desidratação aumentam em Curitiba
Foto: Arquivo/Jonathan Campos/ANPr

Atendimentos por desidratação aumentam em Curitiba

Os sintomas vão desde boca seca até diminuição de xixi

Rafael Nascimento - domingo, 10 de dezembro de 2023 - 13:40

O número de atendimentos de crianças e adolescentes cresceu nos dias mais quentes no Hospital Pequeno Príncipe, referência em atendimentos pediátricos em Curitiba. Cerca de 10% dos atendimentos são por sintomas de diarreia, desidratação e vômito.

No mês passado, conforme a instituição, uma criança de 11 meses morreu e 13 precisaram ser internadas após sintomas ligados à desidratação. Conforme o hospital, quadros de febre, vômito têm sido as principais causas de busca por atendimento.

O calor acima da média compromete a capacidade do corpo de regular a temperatura e traz consequências como o mal-estar, exaustão, insolação e hipertermia, além da desidratação devido à maior sudorese.

Os sintomas de desidratação vão desde boca seca a diminuição de xixi. A pediatra Simone Borges ressalta a urgência de buscar ajuda médica rapidamente, caso perceba esses sintomas.

“Entre os principais sintomas, além do vômito, a criança começa a diminuir a ingestão de líquidos e não consegue mais comer. A mãe percebe a diminuição na quantidade de xixi, um chorinho sem lágrimas e a diminuição de saliva. O que a gente orienta também, crianças que começam a ter vômitos em que a mãe não consegue fazer com que ela tenha uma ingestão adequada de líquidos, é necessário a avaliação de um médico para ver se não está começando um quadro de desidratação”, afirma a especialista do Hospital Pequeno Príncipe.

Com informações da BandNews Curitiba.

Veja também: ACP defende horário comercial flexível em Curitiba

Compartilhe