Geral
14° Festival de Cinema da Lapa tem filmes inéditos e oficinas

14° Festival de Cinema da Lapa tem filmes inéditos e oficinas

O Festival da Lapa 2023 também vai ter programação em Curitiba, em parceria com o Cine Passeio. O evento começa na próxima quinta (27)

Ana Flavia Silva - segunda-feira, 24 de julho de 2023 - 19:10

O 14° Festival de Cinema da Lapa começa na próxima quinta-feira (27). A programação reúne exibições de filmes brasileiros, oficinas e a entrega do Troféu Tropeiro, que tem quatro produções na disputa – uma delas inédita.

“As atrações são muitas”, avisa a coordenadora geral do evento e criadora do Instituto Histórico da Lapa, Maria Inês Borges da Silveira. Entre os destaques está o fato de que a população vai poder viver a experiência de assistir os filmes nas telonas – algo fora da rotina já que tanto a Lapa como as cidades vizinhas não dispõem de um cinema.

TROFÉU TROPEIRO

A disputa pelo Tropeiro traz Perlimps, longa-metragem de animação de Alê Abreu, o mesmo diretor que se consagrou com O Menino e o Mundo, indicado ao Oscar em 2016.

Também está na competição a comédia Desapega!, que tem no elenco Glória Pires, Maísa Silva e Wagner Santisteban, e traz ao festival o diretor Hsu Chien que vai falar sobre direção e produção cinematográfica.

O drama Nada é Por Acaso, com direção de Márcio Trigo, filmado parcialmente no interior do Paraná; e o filme de ação paranaense, inédito, Franco No Trem do Medo, com direção de Salete Machado e codireção de Talício Sirino, também integram a competição.

PROGRAMAÇÃO AMPLA

Comemorando a volta do festival inteiramente presencial, a Lapa rende homenagem à atriz Nívea Maria, que este ano será apresentadora do evento ao lado do ator Gustavo Piaskoski. Ela estará presente no festival com o filme Capitão Astúcia e vai participar de um encontro aberto ao público para falar de sua carreira, com mediação de Wagner Santisteban.

Os curtas-metragens terão exibição especial de filmes paranaenses em mostra competitiva e sessões especiais, além de mostras competitivas de filmes infantis e infanto-juvenis. Este ano está de volta também a tradicional Sessão da Meia-Noite, com filmes de terror.

“O Festival da Lapa celebra e premia o talento dos profissionais do audiovisual, dando sempre destaque especial para a produção paranaense”, diz o curador da mostra, o cineasta Fernando Severo.

Todas as atividades são de graça.

OFICINAS

Entre as oficinas oferecidas estão a de Gravação de Vídeos com o Celular, por Gustavo Piaskoski; Criando Mundos – Fundamentos da narrativa literária e audiovisual, por Marcos DeBrito; e Interpretação Para Cinema e TV, por Marcelo Argenta.

PROGRAMAÇÃO EM CURITIBA

O Festival da Lapa 2023 também vai ter programação em Curitiba, em parceria com o Cine Passeio. Uma roda de conversa sobre direção e produção com o diretor HsuChien e Andréa Darocha terá mediação de Marden Machado, um dos curadores do Cine Passeio. Outra conversa é sobre Cinema de Animação, com Kiko Mistrorigo e Paulo Munhoz, com mediação de Beatriz Vasconcelos, do Projeto de Extensão Animaê, da FAP/Unespar.

A programação completa, horários, serviço e inscrições para as oficinas podem ser feitos através do site www.festivaldecinemadalapa.com
 

Compartilhe