Esportes
Pelé: Um ano após a morte, Rei ganhou lei em Curitiba
(Divulgação/Hospital Pequeno Príncipe)

Pelé: Um ano após a morte, Rei ganhou lei em Curitiba

A morte do Rei do Futebol completa um ano.

Vinicius Cordeiro - sexta-feira, 29 de dezembro de 2023 - 08:35

Rei do Futebol, Pelé morreu há um ano, no dia 29 de dezembro de 2022. Nesse período, o maior jogador de futebol da história virou lei em Curitiba.

Em setembro deste ano, os vereadores aprovaram o ‘Dia do Rei Pelé’. A data escolhida foi o dia 19 de novembro, em referência ao milésimo gol marcado em 1969 e dedicado às crianças do Brasil.

O projeto foi sugerido pela direção do Hospital Pequeno Príncipe (HPP), que mantém o único projeto social apadrinhado formalmente pelo atleta.

“Ele veio até Curitiba dez vezes, visitava as crianças e se conectava com elas. De tão importante que Pelé foi, ele virou até verbete no dicionário, como sinônimo de algo extraordinário”, destacou o presidente da CMC, vereador Marcelo Fachinello.

Além de Fachinello, também assinaram o projeto em homenagem a Pelé os vereadores Bruno Pessuti (Pode), Eder Borges (PP), Ezequias Barros (PMB), Herivelto Oliveira (Cidadania), Marcos Vieira (PDT), Mauro Bobato (Pode), Noemia Rocha (MDB), Oscalino do Povo (PP), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Sidnei Toaldo (Patriota) e Tito Zeglin (PDT). O projeto foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares.

Pelé marcou 1.282 gols na carreira e é o único jogador na história a vencer três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970).

Compartilhe