Esportes
Paranaense de 2024 terá ‘VAR Light’ e quantidade ilimitada de inscritos
(Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

Paranaense de 2024 terá ‘VAR Light’ e quantidade ilimitada de inscritos

Jogo de abertura do estadual será entre Andraus e Athletico

Pedro Melo - quinta-feira, 9 de novembro de 2023 - 19:15

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) realizou o arbitral do Campeonato Paranaense de 2024. O estadual terá as participações de Athletico, FC Cascavel, Operário, Maringá FC, Coritiba, Cianorte, Aruko, São Joseense, Azuriz e Londrina, Andraus e PSTC.

A principal novidade é que as equipes decidiram acabar com o limite de inscritos de 35 atletas. Athletico e Coritiba eram contra a regra que impedia a utilização de um elenco mais jovem nas primeiras rodadas e a entrada do grupo principal na reta final.

Além disso, o Paranaense utilizará o ‘VAR Light‘, uma versão mais simples do árbitro de vídeo com apenas quatro câmeras, a partir das semifinais. A tecnologia foi utilizada em 2023 durante as semifinais – Athletico x Maringá e Operário x FC Cascavel – e a decisão – Athletico x FC Cascavel.

“O Paranaense foi um dos poucos estaduais que teve VAR desde a semifinal e não somente na final. Isso ajuda na qualidade técnica e nas decisões do árbitro”, destacou o presidente da FPF, Hélio Cury Filho, em entrevista à TV Paraná Turismo, em junho.

COMO SERÁ O CAMPEONATO PARANAENSE DE 2024

O Campeonato Paranaense de 2024 ainda manteve o regulamento das últimas edições. Os dois 12 times se enfrentam em turno único, os oito melhores avançam para o mata-mata e os dois piores caem para a segunda divisão. As quartas, as semis e as finais serão em dois jogos.

O estadual no Paraná tem 17 datas, uma a mais que o proposto no calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Desta forma, o torneio começa no dia 17 de janeiro, quatro dias antes das outras competições pelo Brasil, com o jogo entre Athletico e Andraus, os atuais campeões das duas primeiras divisões.

TRANSMISSÃO NO STREAMING E NA TV FECHADA

A FPF negocia para que a Paraná Turismo, na TV aberta, a NSports, no streaming, os canais da Claro e da Vivo, na TV fechada, sejam as os responsáveis pelas transmissões.

Compartilhe