Esportes
Paraná Clube vence o Toledo na estreia da Segundona do Paranaense

Paraná Clube vence o Toledo na estreia da Segundona do Paranaense

Enferrujado e sem atuar há oito meses, o Tricolor sofreu na primeira etapa, mas anotou seus gols sobre o Toledo na etapa final, com Romarinho e Liliu.

Rafael Nascimento - domingo, 30 de abril de 2023 - 17:27

O Paraná Clube venceu o Toledo por 2 a 0 na tarde deste domingo (30) na Vila Capanema, em Curitiba, pela rodada inaugural da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense.

A partida marcou a volta do Tricolor, afundado na pior crise da história do clube, a campo após oito meses sem disputar partidas oficiais. O último compromisso havia sido a eliminação nas oitavas de final da Série D do Brasileiro – quando acabou derrotado pelo Pouso Alegre por 1 a 0.

O fatídico jogo, 260 dias atrás, sacramentou o calendário enxuto da equipe em 2023, sem divisão nacional e que conta apenas com a Divisão de Acesso do Estadual.

Os atacantes Romarinho e Liliu anotaram os gols do Paraná Clube, na etapa final.

Apesar do cenário desfavorável, a torcida paranista fez festa e recepcionou a equipe na chegada à Vila Capanema. A partida, contudo, foi disputada sem a presença de público – reflexo da punição de cinco jogos com portões fechados pela invasão de campo no Estadual do ano passado.

Próximos desafios e formato da disputa

No fundo do poço e sem divisão nacional, o Paraná Clube reformulou completamente seu elenco e comissão técnica para a curta temporada, captaneada pelo técnico Marcão e com a chegada de 22 reforços. O primeiro passo dentro do trabalho de reconstrução do clube passa pelo acesso à elite Estadual.

O Tricolor volta a campo no próximo sábado (6), às 15h30, quando visita o Andraus. O jogo será disputado na Vila Capanema, mas sob mando da equipe de Campo Largo.

O time metropolitano venceu ontem (29) o Grêmio Maringá por 2 a 0 e lidera a competição ao lado do Paraná Clube, com três pontos.

Foto: Geraldo Bubniak/AGB

Na sequência, o Tricolor viaja ao Norte Pioneiro para encarar o PSTC, que também venceu na estreia da disputa – 2 a 0 sobre o Apucarana.

Além do Tricolor, a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense é disputada por outros nove clubes. Todos se enfrentam na primeira fase, em turno único
Os quatro melhores colocados disputam as semifinais, em dois jogos, e os finalistas sobem à elite do futebol paranaense. Os dois times de pior desempenho, por sua vez, são rebaixados à Terceira Divisão.

Futebol de segunda

A volta do Paraná Clube aos gramados começou truncada. Repleto de caras novas, o time tentou imprimir seu ritmo de jogo nos minutos iniciais, mas esbarrou na retranca imposta pelo Toledo e na natural fragilidade técnica da equipe.

A primeira chegada do Tricolor aconteceu aos 11 minutos, em arremate de Romarinho sobre o gol. O time do Oeste teve em um chute despretensioso de Jonathan, aos 25, sua principal investida na primeira etapa.

Paraná Clube e Toledo pouco produziram no primeiro tempo. Foto: Geraldo Bubniak/AGB

Os donos da casa seguiram povoando o campo adversário, mas com pouca qualidade ofensiva. Aos 31 minutos, Anderson Tanque invadiu a área em velocidade pelo setor esquerdo, mas se atrapalhou e não bateu ao gol. Dois minutos depois, Liliu desviou de cabeça, mas jogou nas mãos do goleiro.

O Paraná Clube respira

O técnico Marcão não mexeu na formação para e etapa final, mas a equipe voltou com uma postura diferente. Com mais vontade, o Tricolor abriu o placar logo aos dois minutos. Anderson Tanque fez boa jogada pela direita e alçou para Romarinho, que livre de marcação só escorou ao gol: 1 a 0.

O Tricolor aproveitou o bom momento e ampliou o marcador aos cinco minutos. O goleiro Vinícius deu rebote após cobrança de falta rasteira de João Gabriel, e Liliu, com oportunismo, empurrou para as redes: 2 a 0.

Foto: Geraldo Bubniak/AGB

Bem postado, o Paraná Clube diminuiu o ritmo com a vantagem e passou a administrar o resultado. Mesmo assim, não abdicou de atacar. Anderson Tanque por muito pouco não anotou o terceiro gol paranista, de frente para o gol, mas errou a cabeçada.

No fim, o experiente goleiro Felipe – único remanescente do elenco do ano passado – mostrou segurança em cabeçada de Jonathan.

Compartilhe