Esportes
Palmeiras vence Santo André com gol de Raphael Veiga na volta dos titulares

Palmeiras vence Santo André com gol de Raphael Veiga na volta dos titulares

Com seus titulares de volta uma semana após o vice-campeonato mundial nos Emirados Árabes, o Palmeiras venceu o Santo André neste sábado (19), por 1 a 0.

Folhapress - sábado, 19 de fevereiro de 2022 - 20:04

Com seus titulares de volta uma semana após o vice-campeonato mundial nos Emirados Árabes, o Palmeiras venceu o Santo André neste sábado (19), por 1 a 0, pela oitava rodada do Campeonato Paulista. O gol no Allianz Parque foi marcado por Rapahel Veiga em cobrança de pênalti ainda no primeiro tempo e amplia a invencibilidade do time comandado por Abel Ferreira.

O Palmeiras chega a 14 pontos conquistados em seis partidas e lidera tanto o Grupo C, quanto a classificação geral do Estadual. Já o Santo André chega a cinco partidas sem vencer e pode terminar a rodada na zona de rebaixamento, com sete pontos.

O próximo desafio do Palmeiras é a ida da final da Recopa Sul-Americana. Na quarta-feira, às 21h30, visita o Athletico-PR na Arena da Baixada. Só volta a pensar no Paulistão no fim de semana. Já o Santo André volta a jogar no sábado (26), contra o Guarani.

Abel Ferreira testou uma variação do sistema de jogo do Palmeiras na falta de seu cobiçado centroavante. A função mais avançada e centralizada do ataque, especialmente sem bola, foi desempenhada em muitos momentos pelo meia Raphael Veiga, com Rony pela esquerda e Dudu do lado direito do ataque. Atuesta e Jailson revezavam na armação, como se fosse a função de Veiga, o que também impunha um desafio estratégico ao Santo André para saber como o Palmeiras se comportaria com posse de bola. O pênalti do primeiro gol, aliás, foi gerado numa jogada de Veiga dentro da área -demonstração de eficiência da estratégia.

Para além do gol do Palmeiras, o primeiro tempo no Allianz Parque foi marcado por muita movimentação e boas chances de gol para os dois times. O Santo André criou as primeiras: aos oito minutos já teve um chutaço de fora da área de Giovany Bariani defendido por Weverton, que repetiu o bom desempenho em duas tentativas de Dudu Vieira. O Palmeiras reagiu com Rony, Danilo e principalmente Veiga, logo depois do gol, numa finalização por cima do travessão. Eram dois times querendo gol.

O Santo André voltou desorganizado para o segundo tempo. Não conseguiu ficar com a posse de bola e se limitou a defender, o que fez o técnico Thiago Carpini mudar duas vezes antes dos 15 minutos. Abel Ferreira desmontou a formação pouco depois, com Rafael Navarro de centroavante na vaga de Danilo, reorganizando o meio-campo. Os visitantes tiveram uma boa chance aos 40, numa finalização de Bruno Xavier defendida em dois tempos por Weverton, e depois reclamaram de um suposto pênalti, mas ficou nisso.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 x 0 SANTO ANDRÉ
Competição: Campeonato Paulista – 8ª rodada
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data/hora: 19 de fevereiro de 2022, sábado, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Thiago Lourenço de Mattos
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Alex Alexandrinho
VAR: Thiago Luis Scarasti
Público/renda: 20.723 pagantes e R$ 985.194,21.
Cartões amarelos: Atuesta, Abel Ferreira (Palmeiras), Thiago Carpini, Gustavo Nescau, Serginho, Jeferson (Santo André)
GOLS: Raphael Veiga, do Palmeiras, aos 33 minutos do primeiro tempo.

PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo (Rafael Navarro, aos 32/2ºT), Jailson e Atuesta; Dudu (Patrick de Paula, aos 44/2ºT), Rony (Wesley, aos 28/2ºT) e Raphael Veiga (Breno Lopes, aos 44/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

SANTO ANDRÉ
Jefferson Paulino; Jeferson, Luiz Gustavo, Carlão e Thallyson; Serginho (Sabino, aos 28/2ºT), Dudu Vieira e Carlos Jatobá (Thiaguinho, aos 11/2ºT); Lucas Tocantins (Bruno Xavier, aos 28/2ºT), Giovany Bariani (Gustavo Nescau, aos 11/2ºT) e Júnior Todinho (Rochinha, aos 38/2ºT). Técnico: Thiago Carpini.

LEIA MAIS: Bruno Soares se classifica pela 1ª vez à final de duplas do Rio Open

Compartilhe