Esportes
Mbappé decide contra Dinamarca e classifica França às oitavas da Copa

Mbappé decide contra Dinamarca e classifica França às oitavas da Copa

Com duas vitórias em dois jogos, atuais campeões do mundo são os primeiros a se garantir na fase eliminatória da Copa do Catar.

Narley Resende - sábado, 26 de novembro de 2022 - 15:12

Atual campeã do mundo, a seleção francesa se tornou a primeira a se classificar para o mata-mata da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Nesta tarde (26), a França venceu a Dinamarca por 2 a 1, no Estádio 974, em Doha, pela segunda rodada do Grupo D, e se isolou na liderança da chave. 

Mbappé marcou os dois gols franceses, enquanto Christensen descontou para a equipe dinamarquesa.

A França somou seis pontos na tabela com a segunda vitória no torneio e garantiu matematicamente a sua vaga nas oitavas de final do Mundial. A Dinamarca está atualmente fora da zona de classificação da chave, com um ponto. A segunda colocação está com a Austrália, que venceu a Tunísia por 1 a 0 mais cedo.

A terceira e última rodada do Grupo D será disputada na próxima quarta-feira (30). A Austrália enfrenta a Dinamarca, e a Tunísia encara a França.

O JOGO

Como era de se esperar, os Les Bleus começaram com mais intensidade, buscando sempre acionar Giroud no ataque ou explorando a velocidade de Mbappé e Dembelé pelas laterais. No entanto, a Dinamarca estava armada para conter a artilharia francesa. 

A equipe, que normalmente joga com três zagueiros, recuou os dois alas para montar uma linha de cinco na defesa e povoou o meio de campo com quatro jogadores para bloquear a França. O resultado foi uma vantagem dinamarquesa na posse de bola, mas acabou sofrendo com o poderio ofensivo do adversário.

Substituto do lesionado Benzema, Giroud conseguiu completar um cruzamento aos 9 minutos de jogo. As bolas alçadas na área dinamarquesa levavam perigo. Depois, aos 19′, a seleção francesa recuperou a bola no seu campo e quase armou um contra-ataque letal. Griezmann lançou Mbappé antes da intermediária, mas o craque de 23 anos foi derrubado por Christensen. A falta rendeu ao zagueiro da Dinamarca o primeiro cartão amarelo da partida.

Nessa dinâmica de jogo, a França criou novas tramas ofensivas. Aos 30′, Mbappé fez fila pelo lado esquerdo e cruzou antes da linha de fundo. A bola sobrevoou a área e foi parar nos pés de Koundé, do outro lado, que finalizou firme, mas o chute foi bloqueado antes de chegar ao gol. Depois, aos 33′, Griezmann infiltrou na área e bateu cruzado, rasteiro, exigindo que Schmeichel defendesse com o pé. A pressão francesa resultou em nove finalizações, enquanto a Dinamarca só se defendia. A resposta dos dinamarqueses veio aos 35′. Em raro contra-ataque, Cornelius tabelou com Lindstrom no ataque, recebeu na entrada da área e chutou forte, mas a bola saiu pela linha de fundo. Foi a primeira finalização da equipe na partida. Mas esse foi um lance isolado. Logo depois, Mbappé recebeu um cruzamento rasteiro de Dembelé na entrada da área e teve espaço para finalizar de primeira. No entanto, ele não caprichou na finalização e a bola subiu, indo para a arquibancada. O jogador do PSG era alvo de vaias da torcida dinamarquesa presente no estádio.

Depois de muita insistência, a França enfim chegou ao seu primeiro gol aos 15′ da etapa complementar. E pelos pés de Mbappé. O 10 da frança recebeu na esquerda e acionou Hernández, que vinha em velocidade. O lateral invadiu a área e devolveu para Mbappé, que bateu mascado entre dois defensores e conseguiu superar o goleiro dinamarquês. 1 a 0 depois de muita insistência.

A primeira bola que a Dinamarca acertou no gol defendido por Lloris acabou entrando. Aos 21′, Eriksen cobrou escanteio pelo lado esquerdo e Lindstrom apareceu na primeira trave para escorar para o meio da área. Christensen se antecipou a Rabiot e cabeceou sozinho para empatar a partida. 1 a 1. 

Depois do empate, o jogo ficou em aberto. A seleção dinamarquesa cresceu e criou chances, mas também cedeu espaço para os franceses. Tchouamení levou muito perigo ao mergulhar após um cruzamento, mas cabeceou para fora.

Na reta final, a superioridade francesa voltou a ser refletida no placar. Aos 40′, Griezmann mandou um cruzamento açucarado e Mbappé se antecipou à marcação para empurrar a bola para dentro do gol. A bola bateu no corpo do craque francês, que estava com o braço colado, gerando muita reclamação dos dinamarqueses. No entanto, o VAR não indicou revisão e o tento foi validado. 

Ficha técnica 

França 2 x 1 Dinamarca 

Torneio: 2ª rodada do Grupo D da Copa do Mundo de 2022

Local: Estádio 974, em Doha, no Catar 

Data e hora: 26 de novembro de 2022, às 13h (de Brasília)

Árbitro: Szymon Marciniak Auxiliar 1: Pawel Sokolnicki Auxiliar 2: Tomasz Listkiewicz

Gols: Mbappé (FRA), aos 15′, Christensen (DIN), aos 21′, e Mbappé (FRA), aos 40′ do 2º tempo 

Cartões amarelos: Christensen (DIN), Cornelius (DIN), Kounde (FRA) 

Público: 42.866 torcedores 

França: Lloris; Kounde, Varane, Upamecano e Theo Hernández; Rabiot, Tchouameni e Griezmann; Dembelé, Giroud e Dembelé. Técnico: Didier Deschamps 

Dinamarca: Schmeichel; Andersen, Nelsson e Christensen; Maehle, Eriksen, Hojbjerg e Kristensen; Damsgaard, Cornelius (Braithwaite) e Lindstrom. Técnico: Kasper Hjulmand

Compartilhe