Esportes
Futsal AABB Curitiba: transformando a socialização de crianças
(Foto: Divulgação)

Futsal AABB Curitiba: transformando a socialização de crianças

Crianças encontram apoio e desenvolvem habilidades no projeto

paranaportal - domingo, 30 de junho de 2024 - 11:19

A prática esportiva na infância oferece inúmeros benefícios que vão além da saúde física e do bem-estar. Através do esporte, as crianças têm a oportunidade de melhorar suas habilidades sociais, aumentar a autoconfiança e enfrentar desafios, promovendo um desenvolvimento integral e equilibrado.

Um exemplo notável desse impacto é o projeto Futsal AABB Curitiba, desenvolvido pelo Conselho das Associações Atléticas Banco do Brasil do Estado do Paraná e coordenado pelos professores da AABB Curitiba, que tem transformado a vida de muitas crianças ajudando a superar questões como timidez, hiperatividade e desobediência.

Ronaldo Barrozo Chaves, pai do Arthur, de 10 anos, relata que seu filho, antes tímido e receoso, ganhou em socialização e se desenvolveu significativamente no ambiente acolhedor do futsal. “Arthur era um menino muito tímido e com receios. O convívio no futsal foi excelente para mudar isso. Hoje, se pudesse, ele estaria todos os dias na AABB. O ambiente é muito agradável e acolhedor, facilitando o desenvolvimento dele” afirma Ronaldo.

Miguel, 13 anos, é outro exemplo de uma criança tímida que melhorou sua convivência através do futsal. “Com o futebol, ele se soltou e aprendeu a se socializar com outras crianças. Agora, onde vê uma bola, ele vai, conversa, joga e faz amizades. O esporte o ajudou a amadurecer, melhorando sua concentração e disciplina, o que refletiu positivamente na escola também,” diz seu pai, Anderson Marchiori.

Com apenas sete anos, Felipe Maeda sempre praticou esporte, mas antes gostava apenas dos individuais como skate e tênis. “Nas primeiras cinco aulas de futsal, ele chorou, mas não desistiu. Com o tempo, houve uma superação incrível, tanto na qualidade técnica quanto no comportamento. Ele desenvolveu responsabilidade com horários, treino e dedicação máxima. Hoje, Maeda é um garoto muito dedicado na escola e consegue jogar tranquilamente mesmo com torcida, algo que antes o travava,” relata Murilo Maeda, pai de Felipe.

Leandro da Cunha destaca o desenvolvimento da parte motora e social do filho. “O Leonardo aprendeu a conviver em grupo, perdeu timidez e aprendeu que o conjunto ganha e perde juntos”.

O Futsal AABB Curitiba é mais do que um simples projeto esportivo; é um ambiente onde crianças encontram apoio, desenvolvem habilidades sociais e emocionais, e constroem uma base sólida para o futuro. Os depoimentos dos pais reforçam a importância desse projeto na transformação da vida dos pequenos, mostrando que o esporte pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão e desenvolvimento.

O Projeto de Futsal AABB Curitiba é desenvolvido pelo Conselho das Associações Atléticas Banco do Brasil do Estado do Paraná através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte com patrocínio da Copel e apoio do grupo Potencial, grupo Servopa e RDP Petróleo.

Compartilhe