Esportes
Espanha vence a Croácia nos pênaltis e é campeã da Liga das Nações

Espanha vence a Croácia nos pênaltis e é campeã da Liga das Nações

Espanhóis disputaram a segunda final em apenas três edições e ganharam a competição pela primeira vez

Pedro Melo - domingo, 18 de junho de 2023 - 18:32

A Espanha é a grande campeã da temporada 2022/2023 da Liga das Nações. Após o empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, os espanhóis ganharam da Croácia nos pênaltis por 5 a 4 e ganharam a competição pela primeira vez na história.

O grande herói do título espanhol foi o goleiro Unai Simón, que defendeu dois pênaltis nas cobranças de Majer e Petkovic. O experiente lateral-direito Carvajal, do Real Madrid, converteu o último pênalti de cavadinha.

Em três edições, a Liga das Nações tem três campeões diferentes. Portugal ganhou em 2018/2019 com vitória por 1 a 0 sobre a Suíça e a França levou a melhor em 2020/2021 sobre a Espanha por 2 a 1.

Do outro lado, os croatas disputaram a prorrogação pela oitava vez desde a Copa do Mundo e só não ganharam no tempo extra ou nos pênaltis em apenas duas delas. Curiosamente, as duas derrotas foram para os espanhóis – final da Liga das Nações 2022/2023 e oitavas de final da Eurocopa 2021.

Mais cedo, na disputa do terceiro lugar, a Itália venceu a Holanda e calou mais uma vez a torcida. Os italianos derrotaram os holandeses por 3 a 2 e termina na terceira posição da Liga das Nações pela segunda vez na história.

FICHA TÉCNICA – ESPANHA (5) 0X0 (4) CROÁCIA

Data, horário e local: domingo (18), às 15h45 (horário de Brasília), no Feyenoord Stadium, em Roterdã, na Holanda.

Espanha: Unai Simón; Jesús Navas (Carvajal), Le Normand (Nacho), Laporte e Jordi Alba; Rodri e Fabián Ruiz (Merino); Asensio, Gavi (Dani Olmo) e Pino (Ansu Fati); Morata (Joselu). Técnico: Luis de la Fuente.

Croácia: Livaković; Juranović (Stanisisić), Šutalo, Erlić e Perišić; Brozović, Modrić e Kovačić; Pašalić (Petkovic), Kramarić (Majer) e Ivanušec (Vlasic). Técnico: Zlatko Dalić.

Cartões amarelos: Gavi, Rodri e Nacho (ESP); Petkovic (CRO).

Compartilhe