Esportes
Coritiba vence o Aruko com gol no final na estreia do Paranaense

Coritiba vence o Aruko com gol no final na estreia do Paranaense

Alef Manga foi o autor do gol da vitória coxa-branca. Público no Couto Pereira foi formado por mulheres e crianças até 12 anos.

Johan Gaissler - domingo, 15 de janeiro de 2023 - 18:17

O Coritiba venceu o Aruko por 1 a 0 na estreia do Campeonato Paranaense 2023. A partida válida pela primeira rodada do Estadual foi disputada às 16 horas deste domingo (15) no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.

O gol da vitória coxa-branca foi marcado pelo atacante Alef Manga na reta final do duelo, aos 44 minutos do segundo tempo.

O jogo teve público restrito a mulheres e crianças até 12 anos, após o TJD-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) punir o Coritiba por uma confusão causada no primeiro clássico Athletiba de 2022.

(Foto: Geraldo Bubniak)

O Coxa foi punido com um jogo com portões fechados e o Furacão com dois jogos sem público. Os dois clubes entraram com um pedido de reversão da pena em conversão disciplinar, que restringe o público nos primeiros jogos da temporada 2023.

Além do fato inédito de ter público feminino e infantil, a partida foi marcada por estreias no Coritiba, que mais uma vez vai disputar a Série A do Campeonato Brasileiro neste ano. 

Jogaram pela primeira vez com a camisa alviverde o lateral Victor Luís, o meia Marcelino Moreno, e dos atacantes William Pottker e Rodrigo Pinho, além do português António Oliveira no comando técnico da equipe.

Também reestrearam no Coxa o volante Júnior Urso e o atacante Robson. Mesmo com a estreia desse novo time, a equipe da capital paranaense não saiu do 0 a 0 com o Aruko, que jogou a primeira partida da história pela elite do futebol do estado e o primeiro jogo contra uma equipe de Curitiba.

Com a vitória, o Coritiba é o segundo colocado na classificação do Campeonato Paranaense, com três pontos. Já o Aruko é o nono, com nenhum ponto conquistado.

PRÓXIMOS JOGOS NO CAMPEONATO PARANAENSE

Coritiba e Aruko voltam a campo na quarta-feira (18), pela segunda rodada do Campeonato Paranaense. O Coxa vai até Foz do Iguaçu para enfrentar a equipe da fronteira, às 21h30 no Estádio do ABC.

Já o Aruko fará a primeira partida em casa no torneio contra o Athletico, às 19h15 no Estádio Willie Davids.

CORITIBA DEMONSTRA SUPERIORIDADE NO SEGUNDO TEMPO

Após um primeiro tempo sem muitas oportunidades claras de gol, o Coritiba demonstrou superioridade no segundo tempo, principalmente após as substituições do técnico António Oliveira, que promoveu estreias entre titulares e reservas na estreia.

Na etapa final, o Coxa criou mais e chegou mais vezes ao gol do Aruko, com destaque para o novo camisa 10 do time, Marcelino Moreno, que veio do banco de reservas. 

O gol da partida, aos 44 minutos de jogo, foi marcado após cobrança de escanteio, com três jogadores que também começaram como reservas. Jesús Trindade cobrou escanteio, a bola desviou em Robson e sobrou para Alef Manga, que bateu no canto do goleiro Jefferson e mandou para as redes.

FICHA TÉCNICA: CORITIBA 1×0 ARUKO

Data, horário e local: domingo, 15 de janeiro de 2023, às 16 horas, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.

Gol: Alef Manga (CFC), aos 44 minutos do segundo tempo.

Coritiba: Gabriel Vasconcellos; Natanael, Chancellor, Márcio Silva e Victor Luís (Diego Porfírio); Willian Farias (Jesús Trindade), Júnior Urso (Marcelino Moreno) e Bruno Gomes; Alef Manga, Fabrício Daniel (Rodrigo Pinho) e William Pottker (Robson). Técnico: António Oliveira.

Aruko: Jefferson; Diego Petrin, Vitão, Zé Pedro e Abraão (Wembley); Guilherme Borges, Lagoa e Danilo Jordan (Rafinha); André Carlos, Ermínio e Tales. Técnico: Rafael Andrade.

Arbitragem: Elvio Legnani, auxiliado por Rafael Trombeta e Welvys Gomes Afonso.

Compartilhe