Esportes
Confederação de Esgrima vê erro grave em jogo que tirou paranaense da Olimpíada
(Foto: Divulgação)

Confederação de Esgrima vê erro grave em jogo que tirou paranaense da Olimpíada

Alexandre Camargo perdeu a final do Pré-Olímpico na espada

Pedro Melo - quarta-feira, 17 de abril de 2024 - 17:10

A Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) recorreu à Confederação Pan-Americana de Esgrima (CPE) e à Federação Internacional de Esgrima (FIE) para reparar o que considera “erro grave” no jogo que tirou o paranaense Alexandre Camargo da Olimpíada de Paris.

Camargo participou do Pré-Olímpico, na Costa Rica, no último dia 06, e buscava uma vaga em Paris-2024. Na final da categoria espada, o curitibano perdeu para o canadense Nicholas Zhang. A reclamação é que o atleta do Canadá teria aplicado uma jogada considerada inválida pela CBE.

Para a Confederação, “o décimo quarto toque dado por aquele atleta do Canadá – toque de empate do combate a três segundos do seu final – deveria ter sido anulado e esse atleta penalizado com base no quadro de faltas e sanções do Regulamento da FIE, uma vez que aquela ação foi um ato de um movimento intencional de queda a fim de evitar o toque”.

O QUE DIZ ALEXANDRE CAMARGO?

Alexandre Camargo retornou para o Brasil depois do Pré-Olímpico e aguarda uma definição para saber se ainda tem chance de disputar a Olimpíada. “Depois de tantas lutas, emoções e dores, fiquei por um toque de ir para as Olimpíadas. Foi difícil, dolorido, triste e não sei quanto tempo será necessário para cicatrizar tudo, mas tenho certeza que vou voltar muito mais forte de tudo isso. Eu não tenho palavras para expressar o meu agradecimento por todas as pessoas que me apoiam e torcem por mim, por todos os meus amigos e familiares e pelos meus técnicos Filippo e Kato, que sempre acreditaram e ainda acreditam no meu potencial”, comentou.

Compartilhe