Esportes
Athletico causa frustração em 2023; veja a retrospectiva
(Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

Athletico causa frustração em 2023; veja a retrospectiva

Vitor Roque foi o artilheiro do time.

Vinicius Cordeiro - domingo, 31 de dezembro de 2023 - 15:08

O Athletico tinha grande expectativa para a temporada, mas acabou o ano sem a classificação para a Libertadores 2024. Ou seja, o clube ficou de fora do principal torneio continental no ano em que completará 100 anos de história.

ARTILHEIROS E GARÇONS

O artilheiro do ano foi o atacante Vitor Roque, vendido ao Barcelona. O jogador de 18 anos anotou 16 gols.

Pablo, com 16 gols, e Vitor Bueno, com 11, completam o pódio da artilharia.

Bueno também se destacou pelas assistências. Foram 9 passes para gol, mesmo número do atacante uruguaio Augustín Canobbio.

Vitor Roque e David Terans, com 8 assistências cada, completam a lista.

TÉCNICOS DO ATHLETICO EM 2023

Técnico Wesley Carvalho. (Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

O time começou o ano com Paulo Turra, que atuava como auxiliar de Felipão. Apesar da desconfiança, o Athletico foi campeão estadual de forma invicta – foram 15 vitórias e dois empates na campanha histórica.

Apesar do título, nenhuma atuação do Athletico convencia. A saída de Turra foi decidida em junho, após o então diretor Luiz Felipe Scolari anunciar que iria ser o técnico do Atlético-MG.

Mario Celso Petraglia, que já estava afastado por problemas de saúde, decidiu que Paulo Turra fazia parte do projeto do Athletico com Felipão. Ou seja, sem Felipão, sem Turra.

Sem técnico, o auxiliar Wesley Carvalho ganhou oportunidade e fez o desempenho da equipe melhorar. Contudo, os resultados foram minando o trabalho.

A eliminação nos pênaltis para o Bolívar, da Bolívia, dentro da Ligga Arena, pela Libertadores, foi um grande fracasso. No Brasileirão, a marca de 10 jogos sem perder ficou pequena após o Athletico perder o clássico contra o Coritiba.

Wesley Carvalho ficou conhecido como ‘estagiário’ pela torcida e encerrou a passagem pelo Furacão com 11 vitórias, 13 empates e nove derrotas em 33 jogos.

ALEXANDRE MATTOS

Outra figura importante deste ano foi o Alexandre Mattos. O dirigente, um dos mais conhecidos do país, ocupou o cargo de CEO de Negócios de Futebol e Áreas Nacional e Internacional.

Foi ele o responsável por cerca de 20 negociações desde o início de 2022, quando chegou ao Furacão. O maior destaque foi Vitor Roque. O atacante foi comprado do Cruzeiro por R$ 24 milhões e vendido ao Barcelona por 40 milhões de euros.

Entre outras transferências, estão as chegadas dos atacantes Canobbio e Cuello e das vendas de Terans, ao Pachuca, e de Khellven, ao CSKA Moscou.

Mattos se despediu do Athletico neste mês e acertou com o Vasco da Gama.

Alexandre Mattos atuou como CEO do Athletico. (Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

Compartilhe