Economia
Turismo regional ganha a preferência dos turistas paranaenses
Foto: Divulgação – Balsa Nova-PR

Turismo regional ganha a preferência dos turistas paranaenses

A pandemia mudou o comportamento dos turistas

Francine Lopes - terça-feira, 31 de outubro de 2023 - 16:27

As buscas dos turistas por rotas de até 250 quilômetros de distância aumentaram 156% em quatro anos. Os dados foram apresentados pelo Google durante o Travel Connect 2023, em São Paulo, no mês de outubro. Segundo o levantamento, entre 2019 e 2023 o perfil de destinos mudou, principalmente por causa da pandemia.

A procura por rotas com distâncias maiores de 3,5 mil quilômetros reduziu em 77%. Nesta terça-feira (31), aconteceu o V Fórum de Turismo Metropolitano, em Curitiba. Um dos palestrantes foi o diretor presidente da Serra Verde Express, Adonai Arruda, que também observa a regionalização no turismo.

“A pandemia trouxe uma particularidade interessante para o turismo regional, que foi o querer conhecer o seu entorno. Essa regionalização trouxe o paulista, o gaúcho o catarina o próprio Mato Grosso do Sul, o Rio de Janeiro  e os nordestinos que contrastam sua praia e o calos com as nossas características ambientais” 

O estudo também aponta que os viajantes brasileiros procuram lugares com experiências autênticas e sustentáveis. A sustentabilidade engloba três pólos: econômico, sustentável e social que fazem parte do turismo inteligente. Os destinos turísticos inteligentes são conhecidos pela incorporação de tecnologias e  inovações para melhorar a experiência dos visitantes. 

“Saúde, higiene e limpeza, capacitação, infraestrutura, como chegar, onde chegar, como sair, para onde sair, tudo isso precisa ser pensado e integrado. Inteligência é você pensar no destino e em todos os braços que ele possa oferecer para você”, explica Arruda.  

De acordo com a última pesquisa da Secretaria Estadual de Turismo, o tempo médio de viagem de 56,7% dos turistas paranaenses é de 3 a 5 dias,  e cerca de 28% ficam de 1 a 2 dias, ou seja, a preferência é por viagem de média e curta duração. O carro é o principal meio de locomoção, com 80%. A maioria dos entrevistados (45%) fazem parte da chamada Rotas do Pinhão, que abrange a RMC.

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