Turismo
Turismo internacional desponta no Brasil e bate recorde
Bahia é o destaque no setor (Foto: Leonardo Dourado/Pexels)

Turismo internacional desponta no Brasil e bate recorde

Quadrimestre fecha com melhor desempenho em 2024 e levanta expectativas

Folhapress - quinta-feira, 27 de junho de 2024 - 18:55

*Por: Dino

De acordo com dados divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o mês de abril bateu recorde no número de valor gasto por turistas estrangeiros no Brasil, registrando um crescimento de 37,1% em comparação com o mesmo período em 2023. O valor deixado no país pelos turistas, na modalidade de turismo inernacional no Brasil, foi de US$ 620 milhões. 

Na visão geral do quadrimestre, os números também são positivos, fechando os quatro primeiros meses do ano com um crescimento de 24,6% em relação ao ano anterior, totalizando a maior marca já registrada de US$ 2,6 bilhões recebidos. 

Para Felipe Pedreira, fundador da Bahia Terra Turismo e Eventos, a avaliação é positiva e também surpreende o setor turístico. “A expectativa só aumenta porque a temporada internacional, principalmente a europeia, costuma começar a partir do final de julho. Isso nos encoraja e nos deixa ainda mais esperançosos de que o melhor ainda estar por vir”, afirma. 

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, também apontou suas expectativas positivas para o setor em publicação feita pela própria Agência. “Vamos seguir crescendo. O turismo tem uma importância muito grande para a economia brasileira. Quando eu olho para o Século 21, eu não tenho dúvida: o futuro do país será através do turismo. O grande modelo de desenvolvimento e geração de emprego será o turismo”, afirmou. 

No total de entradas estrangeiras no país, o Brasil registrou, até abril, uma alta de 74%, com 2,92 milhões de visitantes em 2024 contra 2,71 milhões no ano passado. 

Bahia é destaque do turismo internacional no Brasil

A Bahia, dentro desse contexto, também se apresenta positivamente. Somente em março de 2024, o estado recebeu mais de 14 mil turistas estrangeiros, o que representa 50% de todos os visitantes que entraram no país pelos aeroportos nordestinos, segundo dados da Secretaria de Turismo da Bahia. 

“A Bahia é sempre um destino muito visitado pelos turistas internacionais e nesse ano não tem sido diferente: existe uma crescente na demanda e percebemos a alta procura internacional por serviços turísticos como os voos, transfer marítimo e terrestre, passeios e transportes para os principais destinos da região”, aponta Pedreira. 

Os números colocaram o estado como líder de atrativos turísticos para os turistas internacionais na região nordestina. “O turista estrangeiro tem interesse em visitar o Brasil e o estado da Bahia, principalmente por ainda possuir destinos praticamente não descobertos pelo grande público, como a Ilha de Boipeba e a cidade de Belmonte”, comenta o fundador da Bahia Terra Turismo e Eventos. 

Para mais informações sobre o turismo na Bahia, clique aqui,

A FOLHAPRESS, agência de notícias do GRUPO FOLHA, não é responsável por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, e que também não representam a opinião da FOLHAPRESS e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Notícias Online LTDA.

Compartilhe