Economia
Transformação digital pode beneficiar MPEs a longo prazo

Transformação digital pode beneficiar MPEs a longo prazo

As micro e pequenas empresas representam atualmente 90% dos atuais empreendimentos, 30% do PIB e mais de 50% dos postos de trabalho no Brasil.

Redação - sexta-feira, 10 de junho de 2022 - 15:33

A transformação digital pode beneficiar micro e pequenas empresas (MPEs) a longo prazo. É o que aponta o coordenador de tecnologias do Sebrae, Vinícius Galindo de Mello. Para ele, essa mudança cria e faz crescer modelos de negócio.

As micro e pequenas empresas representam atualmente 90% dos atuais empreendimentos, 30% do PIB e mais de 50% dos postos de trabalho no Brasil.

“A transformação digital não pode ser encarada como um processo específico, ela deve ser uma mudança de mentalidade geral sobre como operar aquele negócio digitalmente. Nisso, as MPEs têm uma grande vantagem, já que administrar uma transformação numa equipe pequena tende a ser mais funcional do que numa empresa global. Mas é claro que para isso é necessário um excelente planejamento e objetivos claros”, explica Vinícius.

Como agentes primários dessa mentalidade, os donos e donas das empresas devem ter, acima de tudo, clareza das necessidades e de como a tecnologia pode ajudar.

“Cada empresa tem características próprias e necessidades distintas. Algumas precisam estar mais atuantes nas redes sociais, outras precisam de um CRM mais robusto, algumas sofrem com processos interno Cabe ao gestor entender esses gargalos e focar no planejamento para solucioná-los. Claro que o processo também tem suas dores, mas ao final, os benefícios são inúmeros e geralmente superam as expectativas”, finaliza.

EXEMPLOS DE BENEFÍCIOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

O coordenador de tecnologias do Sebrae, Vinícius Galindo de Mello, traz exemplos de benefícios às empresas que passam pelo processo de transformação digital. São eles:

  • Redução de processos manuais
  • Aumento na qualidade da entrega
  • Satisfação do cliente
  • Vantagens competitivas
  • Redução de custos
  • Mais segurança
  • Aumento da produtividade
  • Possibilidade de expansão
  • Melhora o relacionamento e a comunicação com o cliente
  • Novas oportunidades para o negócio

Compartilhe