Economia
Sistema Fiep recebe ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite

Sistema Fiep recebe ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite

Ministro vem ao Paraná para conhecer iniciativas que o setor industrial tem implementado na área de descarbonização e industrialização verde.

Redação - segunda-feira, 22 de agosto de 2022 - 08:45

A Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Paraná) recebe, nesta segunda-feira (22), em Curitiba, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. Ele estará no Campus da Indústria do Sistema Fiep, onde realiza uma visita técnica ao Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica e ao Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente. 

Na programação está prevista, ainda, um encontro com industriais e profissionais ligados à área ambiental de empresas e organizações paranaenses.

Joaquim Leite vem ao Paraná para conhecer iniciativas que o setor industrial do Estado tem implementado na área de descarbonização e industrialização verde

Além das instalações do Sistema Fiep, a agenda do ministro na Capital prevê visitas a duas indústrias automobilísticas instaladas em Curitiba e Região Metropolitana.

A Fiep completou na última semana 78 anos de fundação. Nas quase oito décadas que se passaram desde então, o setor industrial paranaense passou por vários ciclos de evolução, crescendo e se diversificando. Atualmente, a Fiep é composta por 108 sindicatos, que representam mais de 50 mil estabelecimentos industriais, com importantes cadeias produtivas espalhadas por todas as regiões do Paraná, além de outras 18 mil empresas de segmentos de serviços atrelados à atividade industrial. Juntas, essas 68 mil companhias empregam 915 mil trabalhadores.

Mais do que um importante criador de oportunidades de trabalho, a indústria é responsável pela geração de riquezas. O setor responde por 26% do PIB paranaense – a soma de tudo o que é produzido no Estado. O PIB Industrial do Paraná equivale a R$ 105,8 bilhões, sendo o quarto maior do país, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Entre 2009 e 2019, a indústria paranaense foi a segunda que mais aumentou sua participação no PIB Industrial nacional, passando de 6,6% para 7,6% do total.

Compartilhe