Economia
Setor de Serviços movimenta 44% do PIB do Paraná, diz Ipardes

Setor de Serviços movimenta 44% do PIB do Paraná, diz Ipardes

Quase metade da mão de obra global está empregada no setor de serviços terciário, que se caracteriza pela amplitude e por reunir atividades formais e informais

Angelo Sfair - terça-feira, 5 de setembro de 2023 - 18:40

O setor de Serviços, que inclui comércio, turismo, alimentação e escolas, foi responsável por 44% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná nos três primeiros meses de 2023.

Os dados foram divulgados pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) durante encontra com a ACP (Associação Comercial do Paraná).

O setor de serviços está sempre em busca de inovações, tornando-o um importante ator no desenvolvimento”, avaliou o presidente do Ipardes, Jorge Callado.

Quase metade da mão de obra global está empregada no setor de serviços terciário, que se caracteriza por ser extremamente amplo, além de reunir atividades formais e informais.

Ainda segundo o Instituto, durante o 1º trimestre, o PIB do Paraná correspondeu a 6,5% do Produto Interno Bruto nacional, consolidando o estado com a 4ª economia do Brasil.

O Ipardes apresentou dados socioeconômicos e de desenvolvimento em reunião realizada nesta segunda-feira (4), na sede de Associação Comercial do Paraná, em Curitiba.

“São informações consistentes. É a base do associativismo: compartilhar experiências para gerar melhores resultados”, diz o presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone.

Deggerone destacou, ainda, que o Ipardes é uma fonte importante de informações. Segundo ele, dados confiáveis auxiliam no processo de tomada de decisões.

Compartilhe