Economia
Setor de franquias cresce 16,5% no Paraná em 2022

Setor de franquias cresce 16,5% no Paraná em 2022

Dos R$ 38 bilhões faturados pela região Sul do Brasil, no período, R$ 14 bi foram do Paraná. Número de unidades aumentou 11,6%, chegando a 13.716 operações

Ana Flavia Silva - segunda-feira, 1 de maio de 2023 - 08:08

O setor de franquias teve um crescimento de 16,5% no faturamento geral no Paraná, em 2022. Um levantamento da Associação Brasileira do Franchising (ABF) mostra que o número de unidades aumentou 11,6%, chegando a 13.716 operações. Dos R$ 38 bilhões faturados pela região Sul do Brasil, no período, R$ 14 bi foram do Paraná.

Na avaliação do diretor da regional Sul da ABF, André Belz, os números são resultado da força que o modelo tem ganhado entre os empresários. “As pessoas estão entendendo que são modelos com mais chances de sucesso. Não é uma promessa de sucesso, mas as chances de o negócio dar certo são maiores. O franqueado aprende como fazer, segue um padrão que já foi validado. É muito melhor do que sair do zero, não saber por onde começar”, pontua.

Segundo Belz, os empresários do setor sentiram menos o impacto do distanciamento causado pela pandemia de Covid-19. “Isso porque tinham uma marca por trás dando suporte jurídico, financeiro e de marketing”. Foi o que aconteceu com o Instituto Gourmet, rede de escolas de culinária para quem quer empreender na área ou desenvolver um hobby. Com adaptação das aulas para o online, o grupo cresceu 40% no período de retração econômica de 2020.

EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO

São três unidades no Paraná atualmente: duas em Curitiba e uma em Londrina, no norte. Mas os planos miram em pelo menos 20 escolas no estado nos próximos meses. “A gente viu no Paraná o histórico de crescimento do setor, então a gente vê uma oportunidade, é um estado bem propenso à diversificação e introdução do nosso negócio”, justifica Patrícia Rocha, gerente nacional de expansão da franqueadora. Para isso, um modelo “slim” foi desenvolvido, com foco em cidades com população entre 60 mil e 110 mil habitantes.

A escola foi criada pela professora de biologia Lucilaine Lima em 2014, que transformou a paixão pela cozinha em negócio. A expansão e transformação em franqueadora foi ideia do marido, Robson Fejoli, que já atuava no franchising. Atualmente, são mais de 140 unidades em operação, com nove opções de cursos – mais recente é voltado para crianças entre 08 e 12 anos.

FRANQUIA EXIGE TREINAMENTO

Abrir uma franquia exige algumas características e habilidades específicas, além da capacidade de gerenciamento de um negócio. Belz define: “É uma premissa do franchising o franqueador ensinar o negócio ao franqueado. Mas as ‘soft skills’ são fundamentais. As franquias buscam pessoas que querem crescer e prosperar, que entendam que devem seguir modelos e padrões”.

No caso do Instituto Gourmet, o trabalho se mantém mesmo depois que a unidade é inaugurada. “Temos oito consultores de campo regionais, que conseguem se dividir pelo Brasil para prestar a assessoria necessária para que as escolas mantenham um padrão”, explica Patrícia.
 

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