Economia
Projeto de economia circular transforma resíduos plásticos em contentores para fábrica

Projeto de economia circular transforma resíduos plásticos em contentores para fábrica

Um projeto de economia circular realizado pela cervejaria Ambev Águas da Serra e a KWM transforma resíduos plásticos em ..

Redação - sexta-feira, 27 de agosto de 2021 - 17:19

Um projeto de economia circular realizado pela cervejaria Ambev Águas da Serra e a KWM transforma resíduos plásticos em contentores para a fábrica da empresa. O processo envolve triagem, reciclagem e transformação.

A parceria possibilita dar um novo destino ao plástico descartado, com a transformação dos resíduos em novos produtos personalizados e muito úteis. O projeto desenvolveu contentores produzidos a partir do plástico de garrafeiras descartadas, popularmente conhecidas como engradados.

Os resultados vão além do reaproveitamento e da economia de matéria prima. Os novos produtos, palpáveis, trazem a mensagem de sua origem para todos envolvidos na produção industrial, mostrando um exemplo prático de economia circular.

“O resultado ficou muito bonito e todo mundo comprou a ideia, por ser reciclado, ter uma história de sustentabilidade dentro da fábrica, feito com produto nosso mesmo. Isso mostra o cuidado com o material que temos. A ideia trouxe o pessoal para o jogo, com aceitação total. Conseguimos demonstrar que, quando a coleta seletiva segue de forma correta, é possível fazer outros produtos. Os coletores de recicláveis e outras pessoas envolvidas no processo aderiram, postando fotos em redes sociais, divulgando a iniciativa”, comemora Marianna Ponce, supervisora de meio ambiente da Ambev Águas da Serra.

A Ambev, maior cervejaria do Brasil, atingiu todas as metas de sustentabilidade da última década e traça objetivos ainda mais ambiciosos para desenhar a cervejaria do futuro e impactar positivamente as comunidades envolvidas na produção. Para a empresa, algumas coisas são pra sempre. A poluição plástica não pode ser uma delas.

Na Cervejaria Ambev Águas da Serra localizada em Guarulhos, São Paulo, a economia circular já é uma realidade, com 99,85% dos produtos da fábrica em embalagens retornáveis ou que sejam majoritariamente feitas de conteúdo reciclado. A meta é chegar a 100% até o fim de 2021. “Nada mais irá para o aterro, tudo retornará para o processo produtivo, inclusive com geração de biogás com o que não puder ser reaproveitado de outra forma”, afirma Ponce.

Para Juliana Menegasse, gerente de marketing da KWM, a opção de transformar o resíduo em contentores foi muito feliz, já que toda operação industrial utiliza muito esse tipo de equipamento para armazenamento e transporte de resíduos nas operações.

“É importante escolher projetos de economia circular que contemplem produtos feitos em escala e que tenham sinergia com a operação e o negócio de nossos clientes. A Ambev se mostra extremamente aberta a novas ideias com projetos de sustentabilidade. A empresa trabalha, de fato, para que não sejam implementadas ações isoladas, e sim uma reunião de esforços para incorporar economia circular no dia a dia de suas operações”, complementa.

A cervejaria pretende seguir com as inovações de sustentabilidade e ampliar para outras sedes, transformando os resíduos em novas ferramentas.

Após o sucesso do projeto em Guarulhos, mais 100 contentores foram produzidos para atender outras unidades da Ambev, desta vez de 1.000 litros. Com isso foram reaproveitadas 2 toneladas de resíduos. Cada contentor possui 30% de plástico reciclado, também de garrafeiras descartadas. 40 contentores já foram encaminhados para a cervejaria de Piraí, Rio de Janeiro, e mais 60 contentores serão distribuídos nos próximos meses, para mais unidades da cervejaria espalhadas pelo país.

Compartilhe