Economia
Preço do aluguel alcança patamar recorde em Curitiba
Foto: Luiz Costa/SMCS

Preço do aluguel alcança patamar recorde em Curitiba

No acumulado de um ano, a alta no preço do aluguel na cidade é de 21,38%.

Rafael Nascimento - domingo, 14 de abril de 2024 - 17:30

O preço do aluguel em Curitiba alcançou um patamar recorde no mês de março, com o valor do metro quadrado sendo negociado, em média, a R$ 38,98. Esse é o 8º mês consecutivo de alta na Capital. Os dados constam no mais recente levantamento do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb.

Segundo o indicador, os preços dos aluguéis em Curitiba subiram 2,05% em comparação com fevereiro. No acumulado de um ano, a alta é de 21,38%.

De acordo com o Índice, todas as três tipologias de imóvel impactaram para esse resultado. O maior aumento foi registrado nas residências de um dormitório, com alta de 27,08% em um ano. Já os imóveis de dois e três quartos registraram aumento de 22,58% e 21,08%, respectivamente.

“O mercado imobiliário continua extremamente aquecido em Curitiba. E o ritmo de crescimento dos valores também segue acelerado. As altas acumuladas são muito superiores às das outras cidades pesquisadas”, destaca Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar.

Apesar dos valores expressivos, os consumidores ainda encontram espaço para negociar. Dados do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb mostram que o desconto médio das transações feitas em março foi de 3% – o mesmo percentual do mês passado, mas 0,4 percentual acima do valor registrado no terceiro mês do ano em 2023.

“Ou seja, há espaço para barganhar e conseguir o melhor preço na hora de alugar. Para isso, é muito importante iniciar a busca mais cedo, ampliando a chance de um desconto maior”, afirma Reis.

O Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb leva em conta fatores como tamanho, número de vagas de garagem, acessibilidade a escolas, entre outros. Como resultado, o Índice se mostra um retrato fiel das tendências no mercado.

Além de Curitiba, o levantamento também é realizado mensalmente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília.

Compartilhe