Economia
Ponte de Guaratuba é aprovada pela maioria da população do litoral
DER-PR

Ponte de Guaratuba é aprovada pela maioria da população do litoral

Pesquisa ouviu 440 pessoas em Guaratuba e Matinhos.

Vinicius Cordeiro - quarta-feira, 3 de janeiro de 2024 - 09:53

A construção da Ponte de Guaratuba, que vai ligar o município com Matinhos, no litoral do Paraná, é aprovada por 97,9% das pessoas da região.

A pesquisa foi encomendada pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) e realizada pela Radar Inteligência. Foram ouvidas 440 pessoas, entre moradores e não moradores, que estavam em Guaratuba e Matinhos nos dias 11, 12 e 13 de novembro.

86,4% afirmam que a nova ponte é muito necessária, enquanto 11,5% entendem que a obra é necessária.

73,7% acreditam que a Ponte de Guaratuba-Matinhos irá impulsionar o turismo local e apenas 25,7% avaliam que o movimento turístico não sofrerá alterações com o projeto. 

A pesquisa ainda aponta que a população acredita na melhora dos números de serviços, educação e saúde.

Para 50,3% das pessoas que responderam o questionário, o fluxo por motivos de trabalho ganhará novas oportunidades. Em relação à saúde, 48,7% dos entrevistados entendem que a utilização da ponte melhorará o fluxo entre as cidades. Na educação, 31,3% entendem que a dinâmica para assuntos relacionados a esse tema será maior nos próximos anos. 

“O povo paranaense entende a importância dessa obra tão necessária para o desenvolvimento do nosso Litoral. A ponte faz parte de um planejamento estratégico para a região, para impulsionar o turismo, os serviços e toda a economia das cidades litorâneas”, diz o governador Ratinho Junior.

PONTE DE GUARATUBA

O projeto da Ponte de Guaratuba existe há mais de 30 anos, mas a construção foi iniciada no último dia 27 de outubro, com a instalação do canteiro de obras.

O investimento do governo do Paraná é de R$ 386,9 milhões na estrutura, que terá 1.244 de extensão e será uma alternativa ao ferry boat utilizado para a travessia da baía de Guaratuba. 

Compartilhe