Economia
Piana recebe comitiva de província chinesa parceira do Paraná

Piana recebe comitiva de província chinesa parceira do Paraná

Zhejiang é a província com a a quarta maior economia chinesa e fechou 2022 com um PIB nominal de US$ 1,14 trilhão.

Redação - sexta-feira, 18 de agosto de 2023 - 19:20

O vice-governador Darci Piana recebeu uma comitiva da província chinesa de Zhejiang nesta sexta-feira (18), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. A província é estado-irmão do Paraná há 37 anos. 

Com o objetivo de intensificar relações, o convênio de fraternidade entre o Paraná e Zhejiang foi firmado em junho de 1986 pelos então governadores José Richa e Xue Ju.

Cai Xiujun, vice-presidente do Comitê de Zhejiang – cargo equivalente ao de vice-governador no Brasil, liderou a comitiva, que também visitou o Tecpar. 

“Espero que, através desta visita, possamos estreitar as relações entre o Estado e a província, promovendo desenvolvimento e intercâmbio entre Zhejiang e o Paraná. Somos líderes em diversas áreas nos nossos respectivos países, espero que por meio de cooperações possamos promover ainda mais o desenvolvimento do Brasil e da China”, disse Xiujun.

Um dos destaques dessa parceria que deve se desenvolver nos próximos meses é o hidrogênio renovável, considerado um projeto estratégico para o Paraná.

Piana apresentou os diferenciais do Estado nas áreas da economia, educação, tecnologia, agricultura e sustentabilidade. 

“Temos a melhor educação do Brasil no ensino médio e a maior rede de universidades estaduais, com sete instituições espalhadas por todas as regiões do Estado. O Paraná também é um dos maiores produtores de alimentos do Brasil, liderando a produção de frango e peixe e ficando em segundo lugar na produção de grão e de porcos”, explicou.

ZHEJIANG 

Localizada no sudeste chinês, a província tem uma população de 65 milhões de habitantes e economia focada em tecnologia, com mais de 13 mil empresas no setor.

Também possui um dos maiores portos do mundo, o Porto Ningbo, que lidera a movimentação de contêineres no país.

Vale lembrar que a China é a maior parceira comercial do Paraná. As exportações chegaram a US$ 3,7 bilhões nos primeiros sete meses desse ano.

Compartilhe