Economia
Paraná tem maior índice de endividamento por compras por impulso
Ari Dias/AEN

Paraná tem maior índice de endividamento por compras por impulso

O Estado também é o que mais procurou limite extra para a compra de carro (11%) e pagamento de despesas inesperadas (47%)

Mirian Villa - quarta-feira, 4 de outubro de 2023 - 08:18

O Paraná tem o maior índice de endividamento por compras por impulso do país. Segundo um levantamento realizado pela Serasa, 12% dos paranaenses estão em dívida por causa de aquisições não essenciais. A média nacional é de 7,5%. 

O Estado também é o que mais procurou limite extra para a compra de carro (11%) e pagamento de despesas inesperadas (47%), por meio de empréstimo pessoal (47%) e cartão de crédito (49%).

Entretanto, mais da metade dos entrevistados afirmaram realizar controle mensal das finanças, com objetivo de economizar para o futuro (45%) e evitar o endividamento (46,5%). 

O gerente da Serasa, Fernando Gambaro, explica que os brasileiros apresentam preocupação com a organização das finanças, mas, na prática, ainda mostram dificuldade para gerenciar o próprio dinheiro. “Entendendo que as compras por impulso são, principalmente, uma questão comportamental, a gente sempre reforça as instruções de educação financeira. O primeiro passo é o planejamento e visualização como um todo do seu orçamento mensal. Quando você está mais organizado, esses impulsos podem ser controlados”, detalha.

A organização das finanças pode auxiliar esses consumidores a evitarem o endividamento, melhorarem a gestão do dinheiro e criarem uma reserva de dinheiro para casos de emergência. Nesse sentido, 59% dos paranaenses estão otimistas em relação a finanças pessoais.

“Nós percebemos também que as melhoras nos índices econômicos, acabam trazendo uma sensação de otimismo para o Brasil como um todo. Esses próximos anos tendem a ter uma sensação de otimismo ainda maior pela população”, finaliza. O estudo em conjunto com o Instituto Opinion Box buscou entender o comportamento dos consumidores do País.

Compartilhe