O Paraná terminou o primeiro semestre de 2022 com déficit de 123 milhões de dólares na balança comercial. Os dados de importações e exportações no estado foram divulgados nesta semana pelo Ministério da Economia.

No semestre, as importações somam 10,7 bilhões de dólares, um crescimento de 35% na comparação com o mesmo período de 2021. Já as exportações somam 10,6 bilhões de dólares em vendas para o exterior entre janeiro e junho deste ano, o que representa uma alta de 15% com relação ao ano passado.

De acordo com o economista da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Evânio Felippe, a justificativa pelo déficit na balança se dá pelas dificuldades impostas pela guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Houve elevação no preço de vários produtos no mercado internacional. Como efeito disso, estão a escassez de insumos e matérias-primas no mundo todo. Por isso, as indústrias antecipam a compra destes produtos para garantir um preço menor e também que não faltem ou demorem a chegar, atrasando o ritmo de produção nas fábricas”, explica Evânio.

Com relação ao mês de junho, o saldo da balança comercial ficou positivo, em 94,5 milhões de dólares.