Economia
Paraná abre quase 14 mil empresas por mês, diz Ministério

Paraná abre quase 14 mil empresas por mês, diz Ministério

Além do saldo positivo de abertura de empresas no 1º quadrimestre, também houve melhora na velocidade do atendimento da Junta Comercial do Paraná

Redação - domingo, 4 de junho de 2023 - 10:30

O Paraná abriu mais de 44 mil empresas no primeiro quadrimestre de 2023, indicam dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços divulgados nesta semana.

Entre os meses de janeiro e abril, quase 98 mil estabelecimentos abriram as portas, enquanto 53 mil foram encerrados. O resultado coloca o Paraná na quarta colocação do Brasil no ranking de abertura de empresas.

O saldo do primeiro quadrimestre de 2023, portanto, foi 28% superior ao mesmo período do ano passado.

Nesse período, o Paraná também se destacou pela velocidade na abertura de novas empresas. Entre as capitais, Curitiba divide a liderança com Aracaju, no estado de Sergipe. Em média, o processo leva 2 horas e 13 minutos.

No geral, o Paraná ficou na terceira posição do ranking, com um tempo médio de 11 horas para concluir o processo.

O presidente da Junta Comercial do Paraná, Marcos Rigoni, destaca que entre as 10 cidades brasileiras com o menor tempo para abertura de empresas, quatro são paranaenses. Ele atribuiu o bom resultado à automatização e digitalização dos processos burocráticos.

“Isso só foi possível porque esses municípios estão transformando os processos físicos em digitais. Os que quiserem aparecer melhor no ranking precisarão rever os planos e investir em processos digitais”, comenta Rigoni.

Na avaliação da Jucepar, o bom momento econômico do Paraná também contribuiu para a colocação satisfatória no Mapa das Empresas. Além do investimento na digitalização dos sistemas, a Junta Comercial também mudou a metodologia do trabalho para tornar o sistema mais eficiente.

As cidades do Paraná com melhores índices no 1º quadrimestre, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, foram: Santa Helena – que lidera o ranking nacional de velocidade, com apenas 54 minutos -, Foz do Iguaçu, Curitiba e Umuarama.

*Com informações da BandNews FM Curitiba

Compartilhe