Economia
Otimismo do empresário cresce pelo segundo mês seguido no Paraná

Otimismo do empresário cresce pelo segundo mês seguido no Paraná

Para a reta final do ano, as médias e grandes empresas projetam alta no movimento e já programam ampliar o quadro funcional, segundo a pesquisa da Fecomércio PR.

Rafael Nascimento - terça-feira, 3 de outubro de 2023 - 08:23

O otimismo do empresário do comércio no Paraná apresentou elevação pelo segundo mês consecutivo. É o que aponta um levantamento da Fecomércio PR divulgado nesta segunda-feira (2). O índice apresentou alta de 1,6% em setembro no Estado, no comparativo com o mês anterior.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) marcou 101,9 pontos no último mês, conforme a entidade.

Ainda segundo o estudo, elaborado em conjunto com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a confiança dos gestores de empresas de médio e grande portes impulsionou a alta mensal. 

Com 117,9 pontos, o ICEC entre os estabelecimentos com mais de 50 empregados aumentou 16,4% na passagem de agosto para setembro. Já entre as micro e pequenas empresas o crescimento foi mais brando, de 1,4%, com pontuação em 101,6.

Fonte: Divulgação/Fecomércio PR

Apesar da alta nos últimos dois meses, na variação anual o índice apresenta recuo de 20,1% – queda que representa mais que o dobro da registrada no país no mesmo período (-9,9%).

“Ainda que a percepção do empresariado paranaense sobre as condições atuais não seja das melhores, com 73,1 pontos e uma queda mensal de 3,2%, a expectativa de um cenário mais promissor traz ânimo para os comerciantes. O fator Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) cresceu 5,9% e marcou 134,4 em setembro”, aponta a Fecomércio PR.

O nível de investimento das empresas, por sua vez, caiu 3,5%, por conta da baixa projeção de aportes a serem realizados pelas empresas com até 50 colaboradores, entre as quais o subindicador baixou 3,7. Por outro lado, as empresas de maior porte planejam investir, registrando elevação de 8,7% em setembro.

Para a reta final de 2023, as médias e grandes empresas projetam alta no movimento e já programam ampliar o quadro funcional, com uma alta de 36,7% no indicador de contratação de funcionários. 

Já as micro e pequenas empresas estão mais cautelosas, com expectativa de aumento do quadro funcional em 1,9%.

Compartilhe