Economia
Número de paranaenses endividados cai pelo sétimo mês seguido
Foto: Pixabay

Número de paranaenses endividados cai pelo sétimo mês seguido

Apesar do alívio nas contas, os paranaenses se mantêm como os mais endividados do Brasil.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 13 de março de 2024 - 07:38

O número de paranaenses endividados caiu 0,2% em fevereiro. A ligeira queda em relação ao mês anterior é a sétima seguida no índice que afere as dívidas da população do Estado, de acordo com a Fecomércio PR.

O levantamento da entidade, elaborado em conjunto com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), foi divulgado nesta terça-feira (12). A pesquisa aponta que 90,9% dos paranaenses estão endividados.

Foto: Divulgação/Fecomércio PR

Em fevereiro do ano passado, o índice de famílias com dívidas no Estado era de 95%.

Embora o endividamento esteja em queda no Paraná desde agosto de 2023, o Estado segue na ponta entre as unidades da federação com maior a maior parcela da população com dívidas.

A média nacional de pessoas com contas a pagar ficou em 77,9% em fevereiro- retração de 0,2% em relação à janeiro.

De acordo com a Fecomércio PR, o endividamento dos paranaenses está especialmente ligado às compras no cartão de crédito, que representam 88,1% das dívidas. Outros motivos que levam os consumidores a manterem compromissos financeiros são o financiamento de carro, que concentrou 7,3% das dívidas em fevereiro, e o financiamento de imóveis, com 5,1%.

Se por um lado os paranaenses se mantêm como os mais endividados do Brasil, o assunto muda no quesito inadimplência. Em fevereiro, 14,5% da população do Estado estava com as contas em atraso.

A média nacional de inadimplência é praticamente o dobro, com 28,1%. Já o percentual de paranaenses que admitem não ter condições de quitar seus débitos correspondem a 4,5%, ante os 11,9% da média nacional.

Compartilhe