Economia
Número de endividados cai no Paraná em setembro, diz Fecomércio
Foto: Divulgação/Fecomércio

Número de endividados cai no Paraná em setembro, diz Fecomércio

Cartão de crédito concentra 84,5% das dívidas dos paranaenses

Rafael Nascimento - sábado, 14 de outubro de 2023 - 09:30

O número de endividados caiu no Paraná em setembro. A queda registrada no mês anterior foi a segunda consecutiva registrada no Estado, conforme levantamento da Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná).

Em setembro, 94,2% das famílias paranaenses possuíam algum tipo de dívida, índice inferior aos 94,6% de agosto. O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (13), em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A inadimplência, entretanto, aumentou no Estado. Cerca de 6,6% das famílias não possuem condições de pagar suas dívidas – no mês anterior, o número era de 5,7%.

Fonte: Fecomércio PR

O índice de endividados no Paraná é bem maior que a média nacional, que se manteve estável, com 77,4%.

Segundo o levantamento, o número de endividados do Paraná só fica atrás do Rio Grande do Sul

O cartão de crédito é a principal fonte de endividamento ao concentrar 84,5% das dívidas dos paranaenses em setembro, mas a parcela de consumidores que estiver com dificuldades financeiras poderá ser beneficiada pelo programa Desenrola Brasil, sancionado pelo Governo Federal no início de outubro.

Fonte: Fecomércio PR

O programa, voltado à renegociação de dívidas pessoais, limita os juros cobrados no crédito rotativo do cartão. A taxa média cobrada por esse tipo de crédito chegou a 445,7% em agosto.

O texto aprovado estabelece um limite de 100% para o crédito rotativo caso o setor não apresente uma sugestão que reduza a taxa. A ideia é que seja elaborada uma proposta de regulamentação sobre o assunto em 90 dias.

Compartilhe