Economia
Navios de cruzeiros trouxeram mais de 8,2 mil turistas ao Paraná
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Navios de cruzeiros trouxeram mais de 8,2 mil turistas ao Paraná

Embarque e desembarque são realizados até o dia 8 de março

Mirian Villa - sexta-feira, 29 de dezembro de 2023 - 18:43

A parceria do Governo do Paraná com os navios de cruzeiros da MSC garantiu movimentação de mais de 8,2 mil passageiros e tripulantes no litoral do Paraná em seis paradas do navio no Porto de Paranaguá. O número representa uma média de 1,3 mil pessoas por atracação.

São os chamados passageiros em trânsito, que estão no roteiro de sete dias dentro do navio e desembarcam para conhecer os atrativos turísticos locais. O navio faz paradas em Paranaguá, Itajaí (SC), Buenos Aires e Montevidéu. 

No Paraná, o embarque e desembarque são realizados todas as sexta-feira, até o dia 8 de março. O secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, afirma que os números superaram as expectativas de movimentação. “O turismo é uma grande fonte de geração de emprego. Com a estruturação da Secretaria de Estado do Turismo, identificamos a abertura de mais de 1,6 mil empresas ligadas ao setor, em cinco anos, e mais de 7 mil empregos gerados”, disse.

Desde o dia 1º de dezembro, o navio Lirica fez cinco paradas em Paranaguá e o navio Música fez uma parada no dia 23 de dezembro, este sem embarque e desembarque.  Os passageiros e tripulantes em trânsito são recepcionados na praça central de Paranaguá com opções de aquisições de pacotes turísticos ofertados por empresas dos sete municípios do Litoral.

Tem passeios para três diferentes praias: Ilha do Mel (40 minutos de barco), Praia de Matinhos e Praia de Leste. Também tem visitas a centros históricos de Paranaguá, Antonina, Morretes e passeio pelo de trem Caiçara (Morretes-Antonina), realizado pela única Maria Fumaça em funcionamento no Paraná. 

Além disso, em Paranaguá é possível conhecer o Aquário Marinho, o Museu de Arqueologia, o Mercado Central e vários outros edifícios históricos, além do comércio. A projeção da prefeitura é de que a vinda dos navios de cruzeiros ao Estado gere mais de mil empregos diretos e indiretos e mais de R$25 milhões sejam injetados na economia da região. 

Compartilhe