Economia
Inflação: previsão do mercado registra leve alta; PIB também cresce

Inflação: previsão do mercado registra leve alta; PIB também cresce

De forma cautelosa, as instituições financeiras ouvidas pelo BC reagiram de forma positiva à nova regra fiscal anunciada pelo Ministério da Fazenda

Angelo Sfair - terça-feira, 4 de abril de 2023 - 09:40

O Boletim Focus publicado nesta segunda-feira (3), pelo Banco Central, aponta para uma leve alta na previsão do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para o acumulado de 2023.

O índice é usado para medir a inflação oficial do Brasil. As instituições financeiras ouvidas pelo BC subiram a previsão do IPCA 2023 de 5,93% para 5,96%. A pesquisa é divulgada semanalmente.

Criticada pelo governo e por correntes de economistas, o centro da meta da inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional é de 3,25% para este ano. Uma das leituras é de que o valor está descolado da realidade e pressiona a manutenção das altas taxas de juros que atrapalham o crescimento do Brasil.

O consenso do mercado ainda espera uma inflação de 4,13% em 2024. Para os dois anos seguintes (2025 e 2026), a previsão do IPCA é de 4%.

PROJEÇÃO DO PIB MELHORA

O Boletim Focus publicado nesta segunda-feira (3) ainda manteve a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) na casa de 0,90%.

Ainda que de forma cautelosa, as instituições financeiras reagiram de forma positiva à nova regra fiscal anunciada pelo Ministério da Fazenda.

Na avaliação da média do mercado, a projeção de crescimento o PIB em 2024 subiu de 1,4%, na semana passada, para 1,48%. Para 2025, a previsão de crescimento passou de 1,71% para 1,80%.

Compartilhe