Economia
Inadimplência se mantém em nível baixo no Paraná, diz Fecomércio

Inadimplência se mantém em nível baixo no Paraná, diz Fecomércio

O cartão de crédito continua liderando com folga o motivo do endividamento das famílias paranaenses, seguido dos financiamentos de carro e casa

Angelo Sfair - quarta-feira, 9 de agosto de 2023 - 19:15

Menos de um em cada cinco paranaenses tem contas em atraso. Uma pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio) e da Fecomércio Paraná apontou que 18% das famílias estão inadimplentes.

O dado referente ao mês de julho é um dos menores registrados nos últimos anos. Apesar de 95% das famílias conviverem com dívidas, a capacidade de pagá-las não tem sido um problema.

Na comparação com o mês anterior, a inadimplência das famílias do Paraná aumentou um ponto porcentual. Apesar disso, o estado aparece na 24ª colocação do ranking nacional, segundo a CNC.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), apurada mensalmente, aponta que 5% das famílias paranaenses afirmam que não têm condições de arcar com as dívidas.

O cartão de crédito continua liderando com folga o motivo do endividamento. No Paraná, mais de 86% das famílias fazem uso da estratégia. Financiamento de carro (5,9%) e de casa (5,3%) aparecem na sequência.

Compartilhe