Joédson Alves/Agência Brasil

Imposto de Renda: Receita abre consulta ao lote residual de outubro

No Paraná, 24.433 contribuintes serão contemplados nesse novo lote de restituição. O crédito aos paranaenses é de 34 milhões, conforme a Receita.

A Receita Federal abre, nesta terça-feira (24), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda 2023 de outubro. Serão contemplados 354 mil contribuintes em todo o país, com um valor de R$ 643 milhões. A consulta estará disponível a partir das 10h – veja abaixo o passo a passo de como consultar.

No Paraná, 24.433 contribuintes serão contemplados nesse novo lote de restituição. O crédito aos paranaenses é de 34 milhões, conforme a Receita.

Curitiba é a cidade do Estado com maior número de contribuintes restituídos no lote residual do IRPF 2023 de outubro, (9.836) seguida por Londrina, Cascavel, Ponta Grossa e Maringá, conforme a Receita.

O crédito bancário aos contemplados está programado para o próximo dia 31 de outubro, na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.

Lote residual de outubro do Imposto de Renda: como consultar

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”

A Receita disponibiliza, ainda, um aplicativo que possibilita consultar diretamente nas bases do Fisco informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.