Economia
Imposto de Renda: mais de 50 mil declarações já foram entregues no Paraná

Imposto de Renda: mais de 50 mil declarações já foram entregues no Paraná

A expectativa é de que cerca de 2,5 milhões de declarações sejam entregues no Estado, de acordo com a Receita Federal.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 16 de março de 2023 - 09:04

Mais de 50 mil declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física – IRPF 2023 – foram entregues no Paraná, no primeiro dia do prazo de entrega. A expectativa é de que cerca de 2,5 milhões de declarações sejam entregues no Estado, de acordo com a Receita Federal.

O balanço da Receita leva em consideração as declarações entregues até as 17h de ontem. Em todo o país, foram entregues 1.050.023 declarações no mesmo período.

O prazo de entrega da declaração começou nesta quarta-feira (15) e segue até 31 de maio. A Receita espera receber entre 38,5 milhões a 39,5 milhões de declarações até o final do prazo no Brasil.

Recorde de envio 

Até às 17h de ontem foram 2.215.062 downloads do programa do imposto de renda no site da Receita Federal, para preencher e enviar a declaração de 2023.  

Foram 622.920 acessos de declarações pré-preenchidas – desse número, 273.890 foram pelo aplicativo Meu Imposto de Renda e 349.030 pelo programa gerador do imposto de renda (PGD), ainda conforme a Receita.

O Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca, acredita que o alto número de entregas no primeiro dia se deve aos ganhos de simplificação com a modalidade pré-preenchida, além da liberação antecipada do programa e a nova data de início das entregas que proporcionou mais tempo ao contribuinte para o levantamento das informações necessárias.

Prioridade na entrega das restituições 

Nas declarações desse ano, a prioridade nos pagamentos das restituições vai seguir a seguinte ordem:

  • Contribuintes Idosos com idade igual ou superior a 80 anos; 
  • Contribuintes Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, Deficientes e Portadores de Moléstia Grave; 
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; 
  • Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por PIX; 
  • Demais Contribuintes.

Mais informações sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física podem ser obtidas no link https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda.

Destinação do IRPF 2023

No preenchimento da declaração é possível destinar parte do imposto apurado para os Fundos da Criança e do Idoso. Esta iniciativa não custa nada para o contribuinte – ele apenas indica se deseja destinar até 6% de seu imposto devido para os fundos municipais, estaduais ou nacional.

Para efetuar a destinação do IRPF diretamente na declaração, o contribuinte deve optar pelo modelo completo (que permite deduções com despesas médicas e com educação). 

Mesmo os contribuintes que têm restituição a receber podem destinar verbas para os fundos de sua preferência sem pagar um centavo a mais. Neste caso, o contribuinte tem que pagar um Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) até o dia 31 de maio para os fundos escolhidos, porém o valor pago é integralmente ressarcido no momento do recebimento de sua restituição, e ainda corrigido pela taxa Selic.

A destinação do Imposto de Renda é uma ferramenta de exercício da cidadania, permitindo ao contribuinte impactar positivamente projetos sociais de sua cidade.

Compartilhe