Economia
Endividamento cai no Paraná em agosto, diz Fecomércio

Endividamento cai no Paraná em agosto, diz Fecomércio

Em um ano, a inadimplência dos consumidores do Paraná despencou de 26,3% para 18,1%, segundo dados da Fecomércio

Angelo Sfair - segunda-feira, 11 de setembro de 2023 - 19:30

O número de endividados caiu no Paraná pelo terceiro mês consecutivo e chegou a 94,6% em agosto. Na comparação com o mês anterior, a queda foi de meio ponto percentual.

Os dados divulgados nesta segunda-feira (11) são apurados mensalmente pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e pela Fecomércio Paraná.

Segundo o levantamento, o número de endividados do Paraná só fica atrás do Rio Grande do Sul. Historicamente, o estado se mantém acima da média nacional, que em agosto ficou em 77,4%.

Isso se deve, entre outros fatores, ao acesso facilitado ao crédito. Segundo a Fecomércio Paraná, 86,7% dos paranaenses utilizam o cartão de crédito – principal motivo do endividamento.

Metade dos moradores do Paraná que utilizam o cartão de crédito com recorrência compromete o orçamento por até três meses. Em média, o parcelamento no estado chega a 6,4 meses.

Em um ano, a inadimplência dos consumidores do Paraná despencou de 26,3% para 18,1%, segundo a Fecomércio. No mesmo período, aqueles que declaravam não ter condições de pagar as dívidas caiu de 8% para 5,7%.

A pesquisa destaca que os paranaenses com contas em atraso levam em torno de 65 dias para quitar as dívidas. O tempo de inadimplência é maior entre as famílias com menor renda – metade delas permanece nessa condição por mais de 90 dias.

Entre as famílias com renda acima de 10 salários mínimos (R$ 13.200,00), o atraso nos pagamentos gira em torno de 49 dias, sendo que 45% conseguem quitar os débitos atrasados em menos de um mês.

Compartilhe