Economia
Empresas paranaenses podem economizar até 35% na conta de luz em 2024
Foto: Jaelson Lucas/AEN

Empresas paranaenses podem economizar até 35% na conta de luz em 2024

Expansão do mercado livre de energia deve beneficiar pequenas e médias empresas.

Rafael Nascimento - terça-feira, 26 de dezembro de 2023 - 10:55

Empresas paranaenses poderão economizar até 35% na conta de luz em 2024. De acordo com a Copel, a medida será possibilitada a comércios que contratam energia de alta tensão por meio do chamado mercado livre de energia.

A partir de 1º de janeiro, empresas do chamado grupo A, que possuem demanda de, no mínimo, 500 kW (quilo-watts) de energia elétrica, poderão aderir ao programa.

O ambiente de contratação livre, como também é conhecido, é uma iniciativa da modalidade de venda de energia em que os clientes têm mais liberdade para negociar a compra da energia elétrica. Além do preço, é possível discutir a quantidade a ser adquirida, o período de fornecimento e condições de pagamento, por exemplo.

Na sequência, ainda conforme a Copel, todos os clientes do grupo A, independentemente da demanda contratada, poderão participar do mercado livre.

Essa ampliação vai beneficiar diretamente pequenas e médias empresas como mercados, padarias, açougues e outros centros comerciais que hoje ainda são atendidos no ambiente de contratação regulada, como a maioria dos clientes.

A expectativa é que com a expansão do mercado livre, 12,8 mil unidades consumidoras do Paraná poderão migrar para o mercado livre de energia a partir do próximo ano.

“Na prática, essa mudança beneficia clientes que, em média, possuem uma conta de energia mensal de R$ 5 mil ou mais. Se esse é o seu caso, vale a pena procurar a Copel e verificar se poderá migrar”, explica João Acyr Bonat, superintendente de Clientes de Energia da Copel.

Veja também: Navio com 3 mil passageiros atraca no Paraná pela primeira vez

Compartilhe