Economia
79% dos municípios do Paraná têm saldo positivo de empregos
(Foto: Gilson Abreu/SGAS)

79% dos municípios do Paraná têm saldo positivo de empregos

Porcentagem representa os cinco primeiros meses de 2024

paranaportal - sábado, 29 de junho de 2024 - 14:00

Por: Agência Estadual de Notícias

79% dos municípios paranaenses registraram aumento no número de postos de trabalhos formais entre janeiro e maio de 2024, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho quinta-feira (27). São 316 cidades que, ao longo dos cinco primeiros meses do ano, tiveram mais admissões formais do que demissões. 

Em todo o Estado, são 96.019 novos postos de trabalho no período, o que faz do Paraná o terceiro maior empregador com carteira assinada do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, que são estados mais populosos. Em todo o Brasil, o saldo positivo de empregos no acumulado do ano foi de 1.088.955.

“O Paraná vem atraindo cada vez mais investidores pelo bom momento econômico que vive, o que resulta em mais empregos para o Estado. E emprego é comida na mesa do trabalhador, mas também é a roda da economia girando, com mais dinheiro circulando, o que gera ainda mais empregos”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior.  

O ranking é liderado por Curitiba, com um saldo positivo de 26.829 novos postos de trabalho criados ao longo do ano. Na sequência estão: Maringá (4.581), Londrina (4.301), São José dos Pinhais (4.037) e Cascavel (3.993). Com mais de 1 mil empregos criados no período, ainda completam a lista Ponta Grossa, Toledo, Foz do Iguaçu, Araucária, Colombo, Pinhais, Assis Chateaubriand, Pato Branco, Francisco Beltrão, Rolândia, Campo Largo e Arapongas, totalizando 17 municípios que alcançaram a marca. 

Outras 16 cidades tiveram um saldo positivo entre admissões e demissões entre 500 e 1 mil novas vagas e 283 municípios criaram entre uma e 500 novos postos de trabalho formais. 7 cidades ainda tiveram um resultado estável, mantendo o mesmo número de empregos ao longo do ano. 

Desenvolvimento econômico do Paraná alcança municípios de diferentes portes

Os números do Caged também mostram que o crescimento nas oportunidades de trabalho está decentralizado por todas as regiões do Estado e alcançam cidades de diferentes portes. 

Assis Chateaubriand, no Oeste, é a 50ª cidade do Paraná no ranking populacional, com 36 mil habitantes, de acordo com dados do Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas registra o 12º maior saldo de empregos do Paraná em 2024, com 1.286 novos postos de trabalho. 

O saldo positivo representa 31% de todas as 4.068 admissões feitas no período, representando um alto volume proporcional de novas contratações e um baixo volume de desligamentos – no Paraná essa proporção foi de 12% e no Brasil todo foi de 9%. 

Compartilhe