Economia
Em 2023, 700 mil tentativas de fraude foram detectadas
Joédson Alves/Agência Brasil

Em 2023, 700 mil tentativas de fraude foram detectadas

Nove em cada 10 falsificações foram realizadas por meio de aplicativos

Mirian Villa - quinta-feira, 16 de maio de 2024 - 12:15

A plataforma AllowMe constatou que foram detectadas mais de 700 mil transações possivelmente fraudulentas em 2023. Nove em cada 10 ações foram realizadas por meio de aplicativos (87,2%). O restante ocorreu por meio de navegadores (12,8%) de internet. 

Os dados fazem parte do “Device Fraud Scan 2024”, um estudo anual da companhia que traz análises sobre tendência de fraudes em transações via dispositivos web e mobile. O documento mostrou que, do total de possíveis fraudes identificadas, 61,24% aconteceram no momento do login, 32,51% na fase do cadastro e 6,25% na transação.

Além disso, 60% das tentativas de fraude em 2023 foram relacionadas ao roubo de contas. A modalidade consiste na apropriação da conta, não só para transações financeiras, mas também para o uso impróprio de redes sociais, aplicativos de transporte, entre outros.

O Device Fraud Scan mostrou ainda que, em 2023, as fraudes aconteceram, geralmente, nos dias úteis e 64% das ocorrências aconteceram em horário comercial “Os fraudadores preferem atuar em intervalos comuns, quando os usuários legítimos mais transacionam e fazem compras on-line”, explica Gustavo Monteiro.

Tentativa de fraude em 2023 no Brasil

“Trata-se de algo tão valioso a ponto de contas roubadas serem negociadas na deep web. Os fraudadores atuam por meio de campanhas de phishing, golpes de engenharia social, SIM Swap, uso de dados vazados e ataques massivos, com o uso de bots automatizados”, explica o diretor de produtos de autenticação e prevenção a fraudes da Serasa Experian, Gustavo Monteiro. 

Compartilhe