Economia
Mais da metade dos paranaenses pretendem presentear no Dia das Mães
Motaz Tawfik/Pixabay

Mais da metade dos paranaenses pretendem presentear no Dia das Mães

Em comparação com o ano passado, o aumento na intenção de compra é de 12%

Mirian Villa - quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 12:00

Uma pesquisa indicou que 71,9% dos paranaenses pretendem presentear no Dia das Mães, comemorado dia 12 de maio. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento é de 12%. Para os comerciantes, esta é a segunda melhor data sazonal do varejo, ficando atrás apenas do Natal.

Ainda segundo a sondagem da Fecomércio-PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) e do Sebrae-PR, o valor médio do presente será de R$ 140, uma ligeira queda de 2% ao ao de 2023. Essa redução é acompanhada por um aumento na procura por presentes de até R$ 100, que representam 36,1% das intenções de compra.

Em relação as formas de pagamento, a maioria pretende quitar o presente à vista, sendo que todos os métodos de pagamento imediato somam 69,4%, com preferência para o Pix (37,9%). Entretanto, neste ano há uma tendência de crescimento nas compras parceladas, que passaram de 11% em 2023 para 18,1% em 2024. O uso do cartão de crédito para o vencimento foi mencionado por 12,1% dos entrevistados e o carnê e/ou crediário por apenas 0,4%.

Opções de presente para o Dia das Mães 2024

Entre as opções de presente para o Dia das Mães, perfumes e cosméticos são os mais desejados (26,3%) pelos paranaenses, superando pela primeira vez a categoria de roupas, bolsas e calçados (24,4%). Outras opções mencionadas são dinheiro (12,4%), eletrodomésticos e objetos de decoração (9,8%), joias, bijuterias e acessórios (9,4%) e flores (6,7%).

Já a compra do presente deve ficar mais próxima à data: 63,4% dos entrevistados dizem que vão às compras até uma semana antes e 13,6% no mesmo dia. Porém, neste ano aumentou a parcela de pessoas pretendem adquirir o presente com antecedência. Mais de 15% vão adquirir o item de oito a 15 dias antes da comemoração.

Internet superou o comércio de rua pela 1ª vez

No Paraná, a compra pela internet superou pela 1ª vez o comércio de rua. As gerações mais novas buscam pela praticidade, por isso 35,2% pretendem adquirir o presente de forma on-line. Na sequência, aparecem shoppings (30,9%) e comércio de rua (20,2%).

Como boa parte das compras deve ser feita pela internet, o atendimento do vendedor deixou de ser o principal fator decisivo no momento da compra. O que os filhos estão buscando é, sobretudo, a qualidade do produto (35,3%). As mulheres são ainda mais exigentes quanto à qualidade do produto, com 38,2% ante 32,6% entre os homens.

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