Economia
Dia das Crianças: intenção de compra cresce no estado, aponta Fecomércio

Dia das Crianças: intenção de compra cresce no estado, aponta Fecomércio

O percentual de 74,4% é o maior registrado na série histórica da pesquisa, iniciada em 2016; brinquedos, roupas e calçados lideram escolhas.

Redação - sexta-feira, 30 de setembro de 2022 - 10:23

Quase 75% dos paranaenses pretendem comprar presentes no Dia das Crianças, em 12 de outubro. É o que aponta um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e do Sebrae PR, divulgado nessa semana.

O percentual de 74,4% é o maior registrado na série histórica da pesquisa, iniciada em 2016.

No ano passado, 65,6% dos entrevistados afirmavam que comprariam presentes na data festiva. Entre os indecisos (1,5%) e os 24,1% que não presentearão este ano, mais da metade (58,4%) não possui criança para presentear.

Foto: Divulgação/Fecomércio PR

O valor do presente também é o maior já registrado pela sondagem. O tíquete médio será de R$ 156,58. O levantamento indica que o valor está, inclusive, mais alto do que antes da pandemia – em 2019 a média gasta em presentes para as crianças era de R$ 90,33.

Na análise por faixa de valores, verifica-se que 1/3 das famílias vai economizar e gastar até R$ 100,00 e outro terço vai despender mais de R$ 200,00.

A maior parte das compras – 51,2% – será feita na semana que antecede o Dia das Crianças. Os consumidores que farão a compra no mesmo dia correspondem a 21,3%; os que vão se antecipar de 8 a 15 dias são 14,3%, e os que já compraram o presente somam 13,2%.

Ao presentear uma criança, os paranaenses fazem, sim, muita pesquisa: 77,5% procuram se informar sobre o preço do presente, sendo que 45,7% usam a internet para fazer suas buscas.

Entretanto, com o retorno da circulação de consumidores às ruas, observa-se que a pesquisa pela internet caiu consideravelmente em relação ao 2021, quando a pandemia ainda estava no auge, e 62,9% dos entrevistados à época afirmavam que fariam pesquisa de preço de forma on-line.

Com 31,8%, a pesquisa de preços presencial cresceu na comparação com o ano passado, quando era feita por 21,2% dos entrevistados.

Foto: Divulgação/Fecomércio PR

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio, Rodrigo Schmidt, a maior intenção de presentear neste ano no Dia das Crianças pode ser atribuída, entre outros fatores, à maior circulação de pessoas comparativamente aos dois anos anteriores, bem como percepção de melhora da conjuntura macroeconômica pela população, com o mercado de trabalho em recuperação.

“Existe também neste momento uma disposição maior para as celebrações, que ficaram um tanto quanto represadas durante o período mais crítico da pandemia. As crianças, em especial, foram bastante impactadas neste período, mas houve, em termos gerais, um fortalecimento das relações entre pais e filhos, o que explica esta disposição maior de comemorar esta data tão importante para o varejo nacional, que se traduz em presentes, passeios, promoção de brincadeiras, viagens, aquecendo assim o consumo de bens e serviços”, aponta.

Opções de presente

Os brinquedos são o principal tipo de presente escolhido, com 55,6%, mas perderam um pouco do destaque na comparação com o ano passado, quando receberam 62,9% das menções. Por outro lado, roupas e calçados tiveram aumento em relação ao 2021, passando de 27,8% para 45,7%.

Os jogos educativos, que tiveram grande procura no ano passado, com 30,9% das citações, este ano tiveram apenas 9,6%. Eletrônicos como videogames, notebooks, tablets e celulares devem ter a comercialização ampliada, ao passarem de 5% em 2021 para 8,5% neste ano.

Foto: Divulgação/Fecomércio PR

Dar dinheiro para a criança escolher o que quiser será a opção de 7,5%. Já os livros e afins caíram consideravelmente, baixando de 17,4% no ano passado para 5,1% nesta edição do Dia das Crianças.

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